quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Governo do Estado convoca Força Estadual de Saúde e monta Hospital de Campanha em Niterói

Unidade passa a funcionar no bairro Fonseca a partir desta quinta-feira (3) para cobrir déficit no atendimento de urgência em pediatria da cidade

O secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o secretário municipal de Saúde de Niterói, Chico D’Angelo, assinam nesta quarta-feira (2) um Termo de Compromisso que prevê a instalação de um Hospital de Campanha no estacionamento do Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, no Fonseca, e a mobilização da Força Estadual de Saúde com o intuito de ajudar no restabelecimento do atendimento público de saúde pediátrico no município de Niterói. A unidade será responsável por realizar o atendimento de urgência e emergência infantil na região até a reabertura do Getulinho. O Governo do Estado está investindo nesta operação R$ 585.000 em equipamentos e R$ 529.408,68 mensais em recursos humanos.

O Hospital de Campanha ficará em Niterói por 60 dias, que poderão ser renovados por mais 60. Já a Força Estadual de Saúde, que vai trabalhar na unidade, começa o atendimento dos pacientes a partir desta quinta-feira (4) e ficará no hospital por 60 dias, podendo ter sua permanência prorrogada por mais 30 dias. Após esse período, caso haja necessidade, a Prefeitura de Niterói assume a contratação dos profissionais para atuarem no Hospital de Campanha. Com a ação, o atendimento pediátrico de Niterói ficará concentrado nesta unidade e todas as crianças que procurarem a UPA 24h da cidade serão levadas de van até o hospital. O Termo de Compromisso prevê que durante o período de funcionamento do Hospital de Campanha a prefeitura de Niterói providencie as obras estruturais e reformas que o Getulinho necessita para voltar a operar.

O Hospital de Campanha vai contar com cinco pediatras, três enfermeiros, um farmacêutico, seis técnicos de enfermagem por turno de 12h, além de maqueiros, técnicos de raios-X, fisioterapeutas e profissionais administrativos. A estrutura da unidade inclui sala de classificação de risco e de espera, consultórios para pronto-atendimento, enfermaria com cinco leitos de observação, sala vermelha com leito de estabilização, salas de sutura e nebulização e enfermaria com cinco leitos de terapia intensiva.

Além disso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) vai disponibilizar uma ambulância avançada para o transporte das crianças classificadas como risco amarelo ou vermelho do Hospital de Campanha para uma unidade que possua os recursos necessários.

Estado de emergência – A Superintendência de Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde, emitiu relatório no final de 2012 considerando insatisfatória a situação dos setores de emergência e UTI do Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, sugerindo a suspensão de atividades da UTI pediátrica, tendo em vista as não conformidades em relação às legislações sanitárias. Já a Subsecretaria de Atenção à Saúde considerou que a situação atual do município de Niterói extrapola a capacidade de resposta da direção local do SUS. Diante deste cenário, o foi decretado estado de emergência em saúde pública pela Prefeitura; levando à convocação da Força Estadual de Saúde.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro 

Um comentário:

  1. me cadastrei na força estadual de saúde e quero participar meu email jhenriquejogador@gmail.com

    ResponderExcluir