quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Cabo Frio recebe visita da Secretaria de Estado de Saúde para traçar ações de combate à dengue

Apesar de ainda não ter registrado casos da doença, município quer se antecipar para evitar uma epidemia

Pelo segundo dia consecutivo, o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, visitou o interior do estado para firmar ações de combate à dengue. Na manhã desta quarta-feira, 23, Côrtes passou pelo centro de hidratação recém-montado em Rio das Ostras e, de lá, seguiu com equipes de Vigilância e Atenção à Saúde do Governo do Estado do Rio de Janeiro para uma reunião com o prefeito e secretários de Cabo Frio. O objetivo deste encontro foi mobilizar os novos gestores para traçar ações conjuntas de controle e combate à dengue. 

A pauta da reunião se baseou na experiência de Magé, eleito município-modelo no combate à doença. Através da mobilização de diferentes secretarias, como Saúde, Meio Ambiente, Educação e Defesa Civil, além da participação ativa da população, a prefeitura conseguiu em 2012 conter o número de casos e evitar uma nova epidemia.

- A iniciativa da prefeitura de Cabo Frio em promover uma mobilização contra a dengue é inédita porque não há números de casos da doença no município. Precisamos lembrar que o combate à doença é mais efetivo com uma ação conjunta e não fica só restrito à saúde. Nós preparamos os centros de hidratação e capacitamos os profissionais, mas a Secretaria Municipal de Educação pode divulgar a campanha nas escolas, a Secretaria de Obras pode orientar sobre os cuidados nos canteiros de obras. Além disso, é fundamental que a população se conscientize e siga a campanha dos 10 minutos contra a dengue, verificando se há focos do mosquito em casa. Vale lembrar que o número de casos é proporcional ao número de mosquitos – alertou Sérgio Côrtes.

Segundo o prefeito recém-empossado de Cabo Frio, Alair Corrêa, os gestores estão empenhados no combate à doença.

- Para nós, é prioridade proteger Cabo Frio da dengue e, por isso, nosso comprometimento é total com as ações propostas pela Secretaria de Estado de Saúde. Fico muito satisfeito em receber essa ajuda. Não queremos ver a nossa cidade nas manchetes dos jornais por causa de óbitos por dengue – ressaltou Corrêa.
Noroeste Fluminense - Na terça-feira, 22, o secretário de Estado de Saúde esteve em Itaperuna reunido com os prefeitos do Noroeste Fluminense para discutir formas de aprimorar as ações de combate à doença na região, que, ao lado da Baixada Fluminense, é a que mais preocupa neste verão. 

No encontro, foram apresentados aos prefeitos a situação epidemiológica nestes municípios e avaliado o trabalho dos centros de hidratação - montados em Itaperuna, Miracema, Aperibé, Italva, Santo Antonio de Pádua e Cambuci – e de controle do vetor pelos agentes de endemia municipais.

Casos registrados - Durante a 3ª semana epidemiológica de 2013 (de 1º a 19 de janeiro) foram notificados 3.038 casos suspeitos de dengue no estado do Rio de Janeiro. Nesse período, nenhum óbito foi registrado. No mesmo período de 2012 foram notificados 5.475 casos suspeitos de dengue no estado, sem nenhum óbito. 
Durante todo o ano passado foram notificados 184.123 casos suspeitos de dengue no estado, com 41 óbitos.

10 Minutos Contra Dengue - A campanha – elaborada pelo Governo do Rio em parceira com a Fundação Oswaldo Cruz - é uma importante ferramenta no combate ao foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O objetivo é estimular a população a investir  10 minutos da semana eliminando possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos. A iniciativa da campanha foi inspirada em uma das estratégias adotadas pelo governo de Cingapura para controlar o Aedes aegypti, conseguindo interromper a epidemia que o país enfrentava entre 2004 e 2005.

Rio Contra a Dengue na internet - O site do programa da Secretaria de Estado de Saúde traz todas as informações sobre a campanha dos 10 Minutos Contra a Dengue como folhetos explicativos, a lista de ações que devem ser feitas semanalmente, tirinhas do personagem Mosquiteiro, espaço para marcar a data em que o morador fez a vistoria em casa e muito mais. O material foi produzido também para que gestores municipais tenham a opção de fazer o download do folheto e distribuir para a população. O endereço do site é http://www.riocontradengue.com.br. Nas redes sociais, é possível também fazer a sua parte, seguindo o perfil http://www.twitter.com/RioContraDengue.

Centros de Hidratação - Nove centros de hidratação de dengue já foram montados pela Secretaria de Estado de Saúde nestas primeiras semanas de 2013. Cada centro tem capacidade para fazer 300 atendimentos por dia. Neles, os pacientes com suspeita de dengue passam por consulta para fazer a classificação de risco e, caso o resultado seja positivo, recebem soro, fazem exame de sangue e teste rápidos de dengue.
Confira os endereços dos Centros de Hidratação de dengue da Secretaria de Estado de Saúde:


Aperibé - Hospital Municipal Augustinho Jesuald Blanck
Rua Antônio José Moreira, 359

Cambuci – Hospital Moacyr Gomes de Zevedo
Rua Sete de Setembro, 6 – Centro

Italva - Pronto Socorro Municipal
Rua Manoel Ferreira dos Santos, s/nº  - Centro

Itaperuna – Unidade de Pronto Atendimento da cidade
Rua E 50 – Cidade Nova

Miracema - Pronto Socorro Municipal
Praça Getúlio Vargas, s/nº

Santo Antônio de Pádua - Hospital Hélio Montezano
Av. João Jasbique, s/nº - Bairro CEAB

Xerém
Avenida Nóbrega Ribeiro, s/n - Xerém, Duque de Caxias

Nova Iguaçu – Posto de Saúde Miguel Couto
Rua Digomar Simões e Souza, 50

Rio das Ostras - Pronto Socorro Municipal
Rua Laércio Lúcio de Carvalho, 1075 – PQ. Zabulão.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário