terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Ações contra a dengue: Secretário Sérgio Côrtes mobiliza prefeitos do Noroeste Fluminense

Ao lado da Baixada Fluminense, região é a que mais preocupa por já ter alta taxa de transmissão da doença. Seis Centros de Hidratação foram montados nos municípios pela Secretaria de Estado de Saúde

O secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, e as equipes de Vigilância e Atenção a Saúde do Governo do Estado do Rio de Janeiro estiveram em Itaperuna nesta terça-feira (22). Eles se reuniram com os prefeitos do Noroeste Fluminense para discutir formas de aprimorar as ações de combate a dengue na região, que, ao lado da Baixada Fluminense, é a que mais preocupa neste verão. 

- É uma situação de preocupação importante. Nós já temos uma situação próxima de uma epidemia de dengue, com número de casos extremamente elevado. E, infelizmente, o que nós vimos aqui não é nada diferente do que nós vimos na Baixada Fluminense: abandono dessas cidades no recolhimento de lixo, no combate efetivo aos focos do mosquito da dengue. E, agora, os prefeitos que assumem vivem uma situação extremamente difícil, porque praticamente não há mais tempo para fazer o combate. O que se tem que fazer agora é atender adequadamente pacientes com dengue. E é esse o trabalho que a SES está fazendo aqui. A capacitação de médicos, enfermeiros, fornecendo material, medicamento, soros, cadeiras para que sejam montados os centros de hidratação. E para que as prefeituras possam atender da melhor forma possível os pacientes com suspeita de dengue – explicou o secretário Sérgio Côrtes.

No evento, foram apresentados aos prefeitos a situação epidemiológica nestes municípios e avaliado o trabalho dos centros de hidratação - montados em Itaperuna, Miracema, Aperibé, Italva, Santo Antonio de Pádua e Cambuci – e de controle do vetor pelos agentes de endemia municipais. 

- Também é importante a participação da população por meio da campanha 10 Minutos Contra a Dengue. Se cada um reservar 10 minutos do seu dia para verificar focos de dengue em suas casas, a prevenção da doença será bem maior. As ações de prevenção já estão se refletindo em queda significativa nos números – observou Côrtes.

Centros de Hidratação - Nove centros de hidratação de dengue já foram montados pela Secretaria de Estado de Saúde nestas primeiras semanas de 2013. Cada centro tem capacidade para fazer 300 atendimentos por dia, mas a média diária tem sido, ainda, de 75 pessoas. Por estar com alto índice de incidência da doença, o Noroeste Fluminense é a região que mais tem centros, seis, no total. Na Baixada Fluminense, Xerém recebeu um centro por conta das fortes chuvas que atingiram a região no início do ano, o que propiciou a proliferação do mosquito Aedes Aegypti – transmissor da doença. A partir de segunda-feira, Nova Iguaçu e Rio das Ostras também passaram a contar com os polos de cuidados de dengue.

O município de Itaperuna tem a maior média diária de atendimentos nos centros de hidratação (110), seguido de Miracema (100). Em seguida as cidades de Aperibé (90), Italva e Santo Antônio de Pádua (80 em cada cidade), Xerém (30) e Cambuci (30). Para o superintendente de vigilância epidemiológica e ambiental Alexandre Chieppe, Miracema merece uma atenção especial. Mais de 2 mil pessoas procuraram o centro de hidratação com suspeita de dengue.

10 Minutos Contra Dengue - Esta campanha – elaborada pelo Governo do Rio em parceira com a Fundação Oswaldo Cruz - é uma importante ferramenta no combate ao foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O objetivo é estimular a população a investir  10 minutos da semana eliminando possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos. A iniciativa da campanha foi inspirada em uma das estratégias adotadas pelo governo de Cingapura para controlar o Aedes aegypti, conseguindo interromper a epidemia que o país enfrentava entre 2004 e 2005.

Rio Contra a Dengue na internet - O site do programa da Secretaria de Estado de Saúde traz todas as informações sobre a campanha dos 10 Minutos Contra a Dengue como folhetos explicativos, a lista de ações que devem ser feitas semanalmente, tirinhas do personagem Mosquiteiro, espaço para marcar a data em que o morador fez a vistoria em casa e muito mais. O material foi produzido também para que gestores municipais tenham a opção de fazer o download do folheto e distribuir para a população. O endereço do site é http://www.riocontradengue.com.br . Nas redes sociais, é possível também fazer a sua parte, seguindo o perfil http://www.twitter.com/RioContraDengue.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário