sábado, 1 de dezembro de 2012

Rio Imagem recebe a primeira ressonância magnética que faz exames cardíacos e de mama da rede pública

Equipamento ultramoderno já chegou, foi instalado e testado. Começa a atender os pacientes do SUS neste mês de dezembro

Prestes a completar um ano de funcionamento no próximo dia 9 de dezembro, o Centro de Diagnóstico por Imagem do Governo do Estado - Rio Imagem – acaba de receber um novíssimo aparelho de ressonância magnética. Esse equipamento realiza ressonância cardíaca e de mama e é o primeiro e único equipamento do tipo na rede pública disponível a todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A Secretaria de Estado de Saúde investiu R$ 2,8 milhões na nova ressonância. A partir de dezembro, a população do Rio já conta com o novo equipamento operando a pleno vapor, realizando cerca de 40 exames de ressonâncias de coração e 150 de mama por mês no Rio Imagem.

- Assim vamos dobrar a capacidade de atendimento à demanda por ressonância, com um equipamento ultramoderno, inédito para os usuários do SUS -, destacou o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes.

Desde a inauguração, o Rio Imagem já conta com uma ressonância, que realizou sozinha mais de 17 mil exames. Somado ao equipamento que atende no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, e ao Ressonância Magnética Móvel  que roda o interior, a rede estadual de saúde passa a contar com quatro equipamentos para atender a população de todo Rio de Janeiro.

Investimento em mais equipamentos - Dois novos mamógrafos chegaram ao Rio Imagem em outubro, aumentando ainda mais a capacidade de realizar exames. Ao todo, são quatro aparelhos à disposição de mulheres de todo o estado do Rio de Janeiro apenas no Rio Imagem. Outros dois seguem realizando exames plenamente no Hospital da Mulher, em São João de Meriti.

Além dos novos mamógrafos, a partir de 2013 o Rio Imagem recebe a terceira ressonância magnética e um PETScan, equipamento inédito na rede pública de saúde. Juntos, os novos equipamentos farão mais 8 mil exames por mês. A nova sala de Ressonância Magnética terá uma estrutura humanizada para dar uma sensação de bem-estar ao paciente: fotografias com paisagens do Rio nas paredes e, no teto, luzes de LED simulando um céu estrelado.

- O Rio Imagem é hoje uma realidade da medicina no estado do Rio de Janeiro. O paciente se sente bem atendido e querem voltar. Muitas vezes não acreditam que estão no serviço público. Por outro lado, estamos também virando referência técnica para os médicos, que querem que os exames sejam feitos aqui. Trabalhar aqui é um sonho realizado de qualquer radiologista – orgulha-se o diretor geral da unidade, Leonardo Velloso.

Rio Imagem realiza também a biópsia – Além da biópsia em todas as mamografias cujos resultados apontam suspeita de câncer, o Rio Imagem realiza ainda ressonância magnética, ultrassonografia e eco Doppler, raios-X e tomografias computadorizadas. Outro diferencial do Rio Imagem é a presença de leitos de cuidados intensivos, com equipamentos semelhantes aos de uma UTI. Eles garantem a estabilização de pacientes que porventura passem mal durante os procedimentos.

Números – A unidade, que recebeu R$ 33,5 milhões em investimentos do Governo do Estado, conta com uma ala inédita na rede voltada especialmente para a saúde da mulher, com ultrassonografia e mamógrafo, e um setor de ensino e pesquisa, com uma central de análise de laudos e um auditório com cerca de 50 lugares para cursos e capacitação de profissionais. Até o final de novembro, já ultrapassou a marca de 182 mil exames realizados.

O Rio Imagem fica na Av. Presidente Vargas, Centro (em frente à Central do Brasil). O horário de funcionamento é de segunda à sexta, de 7h às 21h; sábados, das 8h às 17h, e domingos, das 8h às 13h. O atendimento da unidade está disponível de forma gratuita para pacientes encaminhados por unidades da rede pública de saúde, ambulatórios e hospitais.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário