sábado, 29 de dezembro de 2012

Número de mortes por dengue cai 70% no estado do Rio de Janeiro em 2012

Para 2013, Secretaria de Estado de Saúde criou Salas de Situação Regional para monitorar o combate à doença

O número de mortes por dengue caiu 70% no estado do Rio de Janeiro em 2012, em relação ao mesmo período do ano passado. Foi registrado, no entanto, 9% mais casos este ano, em comparação com 2011.
Durante as 50 semanas epidemiológicas de 2012 (de 1º de janeiro a 22 de dezembro), foram notificados 183.129 casos suspeitos e 976 casos graves de dengue no estado do Rio, com 41 óbitos confirmados pela doença nos municípios Rio de Janeiro, Belford Roxo, Niterói, Nova Iguaçu, São Gonçalo e São João de Meriti. No mesmo período de 2011, foram notificados 167.488 casos, com 141 óbitos. As notificações de casos são compiladas pela Secretaria de Estado de Saúde a partir de dados inseridos no sistema pelos municípios de todo o estado.

Salas de Situação Regional - O próximo passo da Secretaria de Estado de Saúde (SES) no combate à dengue é aproximar-se ainda mais dos municípios. Para isso, acabam de ser criadas as Salas de Situação Regional, que vão reunir representantes das Secretarias Municipais de Saúde e das subsecretarias de Vigilância Epidemiológica e de Atenção à Saúde e da Assessoria de Humanização da SES para discutir ações de prevenção e combate à doença no estado do Rio de Janeiro.

- As salas servirão para entendermos como está a dinâmica de transmissão em cada região, a questão assistencial, se será preciso intervenção do Estado ou mesmo uma participação solidária dos municípios do entorno. Será um espaço onde vamos discutir todos os aspectos da dengue e os possíveis encaminhamentos para solucionar problemas, que podem ser desde medidas locais até ações da SES que possam prover o apoio necessário. Com as salas, esperamos estar mais próximos dos municípios e entender melhor o que está acontecendo em cada local para que possamos antecipar uma resposta caso haja necessidade – explica o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da SES, Alexandre Chieppe.

Serão 10 salas em todas as regiões do estado, para cobrir os 92 municípios. Em cada uma haverá dois técnicos da Superintendência de Vigilância Epidemiológica da SES para acompanhar reuniões e levar informações atualizadas e detalhadas para o Grupo de Trabalho de Dengue da SES e, assim, tomar as decisões de forma colegiada. As reuniões, que começaram a acontecer no início de dezembro, discutem o cenário epidemiológico local, número de casos, áreas mais afetadas, além de questões assistenciais como o envio de insumos e outros assuntos relacionados à doença.

- Optamos por regionalizar a discussão. Dessa maneira, podemos entrar nos detalhes. O município pode ter um cenário de relativa tranquilidade, uma taxa de incidência de dengue baixa, mas tem um bairro onde está acontecendo uma transmissão importante e que precisamos articular a organização da rede assistencial daquele local e as ações de bloqueio do mosquito com uso de equipamentos de ultrabaixo volume (carros fumacê), por exemplo – ressalta Chieppe.

Previsões para 2013 – Segundo o superintendente, as previsões para o próximo ano são similares ao cenário que o estado viveu em 2012. Com a entrada da dengue Tipo 4 e sua circulação incompleta, ainda há espaço para circulação do vírus já que a transmissão ficou muito restrita ao município do Rio de Janeiro.

- Existe um grande número de pessoas suscetíveis à doença em todas as regiões do estado, mas além das Salas de Situação Regional ainda temos programadas muitas novas ações para ajudar no combate à doença em 2013 - adianta Chieppe.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário