sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Novos equipamentos e capacitação de profissionais para evitar cegueira em bebês

O programa de prevenção da cegueira em recém-nascidos deu um passo importante nesta sexta-feira, dia 14 de dezembro, com a cessão de equipamentos e a ampliação de capacitação de profissionais de saúde. Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e o Instituto Fernandes Figueira (IFF), o tratamento da retinopatia da prematuridade (ROP) visa oferecer um diagnóstico mais rápido e tratamento precoce. A doença afeta bebês prematuros e, se não tratada a tempo, pode levar à cegueira.

Hoje, o IFF cedeu às unidades de saúde da SES que atendem bebês prematuros, mais de 50 equipamentos. Na primeira fase da parceria, enfermeiros e neonatologistas de unidades hospitalares com UTI neonatal participaram do treinamento para utilizá-los tanto na elaboração do diagnóstico, quanto para o tratamento.

A doença e os prematuros - A ROP atinge especialmente os prematuros, pois seus olhos ainda não estão completamente formados. Por estar intimamente ligada aos prematuros, a retinopatia está relacionada às práticas de cuidados neonatais. A administração e o monitoramento inadequados de oxigênio, infecção, controle de temperatura inadequado podem propiciar o desenvolvimento da ROP dos bebês nas UTIs neonatais, infecções, quando há problemas de nutrição e de controle de temperatura e de dor.

Exames de diagnóstico - O exame é indicado para prematuros e pode ser feito a partir da 4ª semana de vida do recém-nascido, com o aparelho oftalmoscópio binocular indireto. Esse exame se repete a cada duas semanas até a 40ª semana (aproximadamente), quando a retina do bebê já está totalmente vascularizada. A doença pode se manifestar de forma branda - pode regredir sozinha - e de forma mais agressiva, podendo levar à cegueira do bebê.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário