quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Mutirão de testagem rápida de Aids na Cinelândia faz 262 exames no primeiro dia

Ação da Secretaria de Estado de Saúde continua nesta sexta-feira

O mutirão de testagem rápida de Aids, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), realizou 262 exames nesta quinta-feira, dia 6 de dezembro. A ação continua nesta sexta-feira, das 9h às 17h, na Cinelândia, no Centro do Rio. O teste é gratuito e o resultado sai na hora. O objetivo é estimular o diagnóstico e tratamento precoce da Aids. Este é o foco da edição 2012 da campanha Fique Sabendo, realizada anualmente pelo Ministério da Saúde (MS) para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, em 1º de dezembro. De acordo com dados do MS, existem cerca de 530 mil pessoas convivendo com o vírus do HIV hoje no Brasil.

- Escolhemos um lugar de grande circulação porque queremos que a população perceba que a Aids está presente em todas as camadas da sociedade. Queremos estimular o diagnóstico precoce e, consequentemente, o tratamento precoce como um caminho para se evitar as formas graves da doença, além de conscientizar sobre a importância de manter os cuidados preventivos como o uso de preservativo e agulhas descartáveis – explica o superintendente de Vigilância Epidemiológica da SES, Alexandre Chieppe.

As amigas portuguesas Madalena Viegas, 21 anos, e Francisca Siqueira, 20 anos, estão há um mês no Brasil e souberam da possibilidade de se fazer o teste rápido de Aids quando passavam pela Cinelândia. 

- Quisemos fazer o teste porque é importante sempre estarmos atentas à saúde e o teste é rápido e gratuito –, explica Madalena.

O músico José Soares, 40 anos, soube pela imprensa da ação da SES e resolveu fazer o exame.

- Já fiz testes de Aids outras vezes e acho importante que todas as pessoas também façam. Além do exame, recebemos informações sobre a doença e os cuidados preventivos –, afirma José.

Testagem rápida – A realização do teste rápido demora cerca de 30 minutos. Primeiro, a pessoa passa por uma conversa com profissionais de saúde, que informam sobre o teste e sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Em seguida, é realizada coleta de material para a realização do exame. Quando o resultado é positivo, a pessoa é encaminhada para o serviço especializado. Todo o procedimento é realizado por profissionais de saúde sob coordenação da Gerência de DST / Aids, Sangue e Hemoderivados da SES.

Números no estado – Entre 1982 e 2012, foram notificados 90.461 casos de Aids no estado. Em 2011, o estado do Rio de Janeiro apresentou taxa de 32 casos por 100.000 habitantes.

Entre os anos de 1984 e 2006, a mortalidade por Aids apresentou tendência de queda, saindo de 11,4 óbitos por 100 mil habitantes para 9,9 óbitos por 100 mil habitantes. A partir de 2007 houve ligeira tendência de aumento, chegando a 10 óbitos por 100 mil habitantes naquele ano. Em 2009 foram registrados 11 óbitos por 100 mil habitantes. 

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário