quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Ministro da Saúde inaugura obras no Hospital da Lagoa

Para comemorar o aniversário de 50 anos da unidade, foi inaugurado o Centro de Estudos Oscar Niemeyere a sala da ouvidoria

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou nesta quarta-feira (19) das comemorações do aniversário de 50 anos do Hospital Federal da Lagoa (HFL), no Rio de Janeiro. Durante a visita foi inaugurado o Centro de Estudos Oscar Niemeyer e a nova sala do setor de ouvidoria do HFL.

O Centro de Estudos Oscar Niemeyer, falecido no último dia 5 deste mês, homenageia o arquiteto brasileiro que projetou as instalações do Hospital da Lagoa. A unidade começou a ser construído em 1950, mas só foi inaugurado em 1962.

Durante a visita, o ministro parabenizou a arquitetura do prédio planejado por Oscar Niemeyer e o trabalho das equipes do hospital, afirmando que “éum orgulho termos uma unidade de saúde criada pelo saudoso arquiteto. Este lugar inspira os profissionais a aliviar as dores das pessoas que procuram por um atendimento digno. Além da beleza arquitetônica, a alma de um serviço de saúde são os profissionais que trabalham em cada unidade”, completou o ministro.

Padilha disse ainda que está em discussão a abertura de mais 50 leitos para o hospital, entretanto, será feita uma avaliação do perfil ideal desses leitos, para que atendam efetivamente as necessidades dos usuários do HFL.

Neste mês, o Ministério da Saúde publicou portaria garantindo recursos da ordem de R$ 38,1 milhões/ano para o Estado do Rio Janeiro.

AMPLIAÇÃO - O Centro de Estudos conta com uma biblioteca e dois anfiteatros, onde serão realizadas aulas, palestras e debates. No local, há ainda uma biblioteca onde os médicos e residentes terão à disposição computadores conectados a internet, com acesso ao acervo da Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde (BVS).

A nova sala da Ouvidoria do HFL passou por reforma para ampliar a capacidade de atendimento e permitir mais acessibilidade aos usuários do serviço. A ouvidoria funcionava no prédio anexo e, agora, passa a atender os usuários no térreo do prédio dos ambulatórios.

Desde o início deste ano, a ouvidoria do HFL foi responsável por 525 atendimentos. Em outubro deste ano, a equipe da ouvidoria realizou pesquisa de satisfação. Foram ouvidos 71 pacientes internados e mostrou que 97% dos usuários estão satisfeitos com o serviço.

OBRAS - No ano passado, o ministro Alexandre Padilha inaugurou o setor de clínicas cirúrgicas do HFL, que passou a contar com 23 enfermarias, 46 leitos pré e pós-cirúrgicos e os setores de Endoscopia Digestiva e de Broncoscopia (exame para detecção de patologias do trato respiratório).

O Ministério da Saúde investiu R$ 1,7 milhão nas obras. As novas instalações do Hospital da Lagoa receberam o nome do cirurgião Flávio Tavares Rothfuchs, que trabalha há 40 anos na unidade, maior parte como chefe do Serviço de Cirurgia Geral. A reforma do HFL também modernizou o auditório, elevadores e instalações sanitárias.

FONTE: Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário