quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Into utiliza botox no tratamento de crianças com paralisia cerebral

Substância auxilia no relaxamento muscular e alivia a dor de pacientes atendidos na unidade de reabilitação

Muito utilizado pela medicina estética, a toxina botulínica, substância popularmente conhecida como botox, tem confirmado sua eficiência no tratamento auxiliar de crianças com paralisia cerebral que sofrem com a rigidez muscular, atendidas na Unidade de Reabilitação do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into). 

O tratamento consiste na aplicação de injeções com a toxina botulínica diretamente no local do nervo, para reduzir a excitação e ajudar a relaxar o músculo da perna ou do braço, que tem o tônus aumentado e rígido no caso de pacientes com doenças neuromotoras.

A médica fisiatra Maria Luiza Meirelles, responsável pela terapia no Into, explica como o botox auxilia os pacientes nos exercícios de cinesioterapia. “Quando o músculo relaxa por um tempo, conseguimos trabalhar na fisioterapia a musculatura contrária que é fraca, para que o paciente aprenda a fazer o movimento e evite o encurtamento do tendão por excesso do estímulo do músculo”.

Com o uso da substância, é possível alongar a musculatura e evitar as deformidades ósseas. De acordo com a médica, o botox é aplicado, se houver necessidade, a cada seis meses para evitar que a haja resistência à toxina. “O resultado do tratamento tem sido muito positivo e o procedimento ajuda ainda a reduzir a dor desses pacientes que estão na reabilitação e aguardam a cirurgia”. 

Além da eficácia no tratamento neuromuscular, a toxina botulínica tem sido utilizada no Into também para tratar a paralisia obstétrica em bebês recém-nascidos. A lesão atinge o plexo braquial, região de nervos responsável pelo movimento do membro superior. 

FONTE: INTO 
http://www.into.saude.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário