quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Hospital Estadual Albert Schweitzer ganha reforço para o atendimento de pacientes graves

No setor de emergência, foram reformados quatro leitos de cuidados intensivos e 11 leitos de semi-intensivos 

Foi inaugurada nesta quarta-feira (19) sala de atendimento inicial para pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e de infarto, com três novos leitos, na emergência do Hospital Estadual Albert Schweitzer (HEAS). O secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, levou o ministro Alexandre Padilha para conferir as novas instalações e também para mostrar os quatro leitos de cuidados intensivos para atendimento inicial de pacientes graves e os 11 leitos de cuidados semi-intensivos que passaram recentemente por reforma.

- A reorganização do fluxo de atendimento que estamos implementando no Albert (hospital) é fundamental para diminuir o tempo de atendimento de pacientes graves e consequentemente o tempo de permanência deles no hospital. A Secretaria também está investndo constantemente na ampliação de leitos de UTI e na implementação da linha de cuidados de traumatologia, ortopedia e clinica médica e cardiologia - disse o secretário Sérgio Côrtes.

Localizado em Realengo, o HEAS atende a população de cerca de 1,8 milhão de habitantes, recebendo moradores de toda Zona Oeste e regiões próximas. A unidade é um dos 11 hospitais do Brasil escolhidos pelo Ministério da Saúde para integrar o Programa SOS Emergência, que visa diminuir a tempo de espera no atendimento de urgência e na permanência dos pacientes nos hospitais, através da readequação do fluxo nas unidades.

No HEAS, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, visitaram as instalações dos 43 novos leitos de UTI e os 66 leitos de retaguarda que em breve estarão à disposição da população. O anúncio desse pacote de 290 novos leitos de terapia intensiva aos usuários do SUS no Rio de Janeiro foi feito no início de dezembro.


Hoje, o Hospital Albert Schweitzer realiza 15 mil atendimentos mensais. A Secretaria de Estado de Saúde investiu R$ 5,3 milhões nos novos leitos e mais de R$ 13 milhões em obras e equipamentos na unidade, que reduziu a sua taxa de ocupação na emergência de 126% para 89%.

Retaguarda para desafogar hospitais de urgência e emergência - A partir de 2013, serão 388 novos leitos de enfermaria nos hospitais estaduais Adão Pereira Nunes (Caxias), Alberto Torres (São Gonçalo), Azevedo Lima (Niterói), João Batista Cáffaro (Itaboraí) e no Instituo Estdual de Cardiologia Aluísio de Castro (Humaitá); além de leitos no Hospital São Francisco de Assis (Tijuca) e outros que serão contratados na Zona Oeste, a partir de chamamento público.

Compromisso de sempre ampliar leitos - Em 2006, havia na rede estadual de saúde 269 leitos de UTI. Até 2012, a oferta mais que triplicou, passando para 897 leitos de UTI adulto, pediátrico e neonatal. Com os anúncios desta terça-feira (11), a população passa a contar com 1.102 leitosde Terapia Intensiva na Central Estadual de Regulação.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário