sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Hospitais e UPAs terão funcionamento normal neste feriado de Ano Novo

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que o funcionamento dos hospitais e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) pertencentes à rede estadual de saúde será normal durante o feriado de Ano Novo (31 de dezembro e 1º de janeiro). A escala de plantão dos profissionais de saúde de cada uma das unidades pode ser sempre verificada no site da SES (http://www.saude.rj.gov.br). Lembramos que as UPAs só atendem casos de urgência e emergência de baixa complexidade, por isso os médicos que atuam nas UPAs são clínicos gerais e pediatras, não havendo profissional de outras especialidades.

A Rio Farmes, central de medicamentos especializados da SES, ficará fechada nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2013. Como a entrega de todos os medicamentos é previamente agendada com os pacientes, a Rio Farmes preparou um esquema especial de agendamentos no mês de dezembro para que nenhuma pessoa fique sem o remédio que recebe na unidade.

O Centro de Diagnóstico por Imagem do Governo do Estado – o Rio Imagem – também não funcionará nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. Para compensar esses dias, foram agendados ao longo de dezembro exames em horários extras oferecidos aos pacientes aos sábados e domingos. Portanto, a média mensal de exames será mantida.

Balanço de Natal - O funcionamento dos hospitais e UPAs pertencentes à rede estadual de saúde foi normal durante o feriado de Natal (24 e 25 de dezembro) e no final de semana imediatamente anterior (22 e 23 de dezembro). A presença dos profissionais de saúde foi aferida por meio do ponto biométrico e acompanhada em tempo real pelo Centro de Coordenação e Controle da Superintendência de Recursos Humanos da SES, responsável pelo monitoramento das unidades, inclusive nos fins de semana e feriados, possibilitando intervenções para minimizar possíveis problemas. O sistema, inédito no serviço público do país, permite ainda que equipes da Secretaria acompanhem o fluxo de pacientes nas salas de atendimento e possíveis remoções para outras unidades.  

Ponto biométrico - Essa tecnologia tem ajudado a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) a monitorar a falta de funcionários nos plantões de hospitais e UPAs da rede estadual. A medida começou a ser adotada em 2009 e, hoje, há 23 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e 10 hospitais estaduais equipados com pontos biométricos. A aferição vem reduzindo o número de faltas nos plantões médicos. Quando o sistema começou a ser implantado havia registro de até 45% de faltosos, hoje a média é de 12% nas UPAs e 0,5% nos hospitais da rede estadual. Os equipamentos registram a entrada e saída dos profissionais apenas com a identificação de sua impressão digital e evita que pessoas não habilitadas pela SES-RJ façam o plantão no lugar dos funcionários das equipes. Atualmente, 41 mil servidores da secretaria têm duas digitais cadastradas no sistema. Todas as faltas são analisadas e os profissionais têm de 48 horas a uma semana para entregar o pedido de licença médica, dependendo da função. A partir daí os atrasos e faltas são descontados em folha e as punições disciplinares variam de acordo com o regime de contratação de cada funcionário. A secretaria envia, mensalmente, uma lista de médicos que não apresentaram justificativa às suas faltas ao Conselho Regional de Medicina (Cremerj) para que providências de natureza ética também sejam tomadas pelo órgão.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário