sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Governo do Estado vai atuar em Operação Emergencial de Duque de Caxias

O Governo do Estado do Rio de Janeiro – por meio de suas secretarias de Defesa Civil, de Saúde e do Ambiente – informa que, a partir desta sexta-feira (28.12), vai participar da Operação Emergencial para Coleta de Lixo no município de Duque de Caxias. A ação terá duração de quatro dias e o Estado vai fornecer, além de recursos humanos, equipamentos para a retirada dos dejetos das ruas da cidade.

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC) mobilizou 16 viaturas, sendo 14 para transporte de pessoas que integrarão o mutirão de coleta. Duas delas, que serão utilizadas na limpeza das calçadas e ruas, possuem capacidade para 30 mil litros de água. Cerca de 30 militares do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil foram também empenhados para a operação. Os bombeiros aproveitam a ocasião para conscientizar a população sobre a importância de não colocar fogo no acúmulo de lixo. Comparando os períodos dos três últimos meses dos anos de 2011 e 2012, há um aumento nas ocorrências de fogo em via pública de 500%. “As chamas podem atingir pedestres, veículos, edificações e vegetação, dando origem a incêndios de grandes proporções”, explica o subcomandante-geral e chefe do Estado Maior do CBMERJ, coronel Alcântara.

Vigilância Sanitária e Epidemiológica - Cerca de 30 agentes das superintendências de Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica e Ambiental também estarão em Duque da Caxias. O mutirão vai realizar vistorias nos hospitais do município para verificar como está sendo feita a coleta de lixo hospitalar. 

Diante da grave situação de acúmulo de lixo pelas ruas da cidade, serão tomadas medidas paliativas como desinsetização e desratização para tentar minimizar a proliferação de doenças e o desconforto da população nos pontos mais afetados do município, além do entorno das unidades de saúde da cidade.

Serão distribuídos ainda materiais informativos para ajudar à população a se prevenir e identificar doenças transmitidas por insetos e roedores, como a leptospirose e a dengue.

Lixo nas margens dos rios - A Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e o Inea vão apoiar o mutirão de limpeza. Máquinas do Programa Limpa Rio, da SEA e do Inea, farão a retirada do lixo acumulado nas margens dos rios que cortam os municípios de Duque de Caxias, de Nova Iguaçu e de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. O apoio é voluntário e em caráter emergencial.

Outra medida para viabilizar uma saída para o caos que tomou conta das ruas de Caxias foi a construção da estrada de 13 quilômetros de extensão, da Av. Presidente Kennedy, em Caxias, até o aterro sanitário Bob Ambiental, sem passar por hospitais, escolas e bairros residenciais.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário