segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Exposição de fotos marca mais uma ação da campanha de prevenção de acidentes com motocicletas

Teresópolis conta com ações nas ruas para conscientizar os motociclistas da necessidade da direção segura e sobre risco de acidentes de trânsito

Teresópolis, 10 de dezembro de 2012 - Reduzir o número de acidentes e a quantidade de mortes para quem usa moto em Teresópolis é o objetivo da campanha educativa lançada no inicio de novembro pela Secretaria de Segurança Pública em parceria com os conselhos municipais de Segurança e de  Prevenção de Acidentes com Moto. Também são parceiros a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, motoclubes e entidades empresariais.

A campanha, além de palestras nas escolas, envolve uma fiscalização rigorosa na abordagem dos motociclistas e da documentação do veículo e estreia no próximo dia 20, na Calçada da Fama, na Várzea, a exposição “Eu conduzo pela Vida” com fotografias de cenas de acidentes de trânsito. Com imagens chocantes e reais, a exposição tem o objetivo de sensibilizar a população sobre os riscos, cuidados e prevenção desses acidentes, o crescente índice de mortalidade entre os motociclistas e as graves sequelas que marcam a vida dos sobreviventes.  

Durante o evento, haverá distribuição de panfletos educativos, e os motociclistas serão alertados sobre a importância do uso de equipamentos de segurança, o respeito ao limite de velocidade e à sinalização de trânsito. A proposta é aproveitar o aumento do número de pessoas circulando na cidade nos dois últimos meses do ano para conscientizar motociclistas sobre a importância da direção segura na prevenção a acidentes de trânsito.

Segundo o Secretário de Segurança Pública, Marcos Antonio da Luz, a proposta é realizar a exposição de forma itinerante, começando pela Calçada da Fama, na Várzea, e depois levá-la aos bairros, aproveitando o período de fim de ano e de férias. “Pretendemos também ter o depoimento de uma pessoa acidentada, que vai colaborar com a campanha expondo o drama vivido”, explicou Da Luz.

A iniciativa acontece dentro da Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito, proclamada pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2011 a 2020 e que tem como objetivo estimular esforços em todo o mundo para conter e reverter a tendência crescente de fatalidades e ferimentos graves em acidentes no trânsito no planeta.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, atualmente, registram-se mais de 1 milhão e 300 mil mortes por ano e milhões de pessoas feridas, algumas incapacitadas permanentemente, atingindo principalmente aquelas na faixa etária de 15 a 44 anos de idade, significativa parcela produtiva da sociedade.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registra um índice de 18.9 fatalidades por grupo de 100 mil habitantes. Países líderes, alguns europeus e outros asiáticos, registram uma taxa de cinco mortes por 100 mil habitantes.

Mais ações de segurança
Outra ação programada pela Secretaria de Segurança Pública de Teresópolis é o alerta contra o crime crescente nas cidades conhecido como “saidinha de banco”. A previsão é que no próximo dia 15, os agentes da guarda municipal estejam distribuindo panfletos orientando à população como se prevenir de um dos golpes mais comuns contra clientes de bancos. A ação também conta o aumento de policiais militares nas ruas durante o período de festas.

A chamada “saidinha de banco” consiste na abordagem e roubo, fora do ambiente das agências, de clientes que tenham sacado dinheiro - geralmente grandes valores - nas agências ou nos caixas eletrônicos. Também pode ocorrer o roubo de clientes que estejam indo ao banco para realizar depósito em espécie.


FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário