quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Arlei recebe Certificado da Defesa Civil no Rio de Janeiro

Município está entre os que implantaram o Plano de Contingência da Defesa Civil
para prevenção de acidentes naturais

Teresópolis, 20 de dezembro de 2012 - Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 20, no Quartel Central do Corpo de Bombeiros, no Rio de Janeiro, a entrega dos certificados aos municípios que implantaram o Plano de Contingência da Defesa Civil Estadual, pelo Grupo Integrado de Ações Coordenadas – GRAC. A mesa foi presidida pelo Tenente Coronel Sérgio Simões, Secretário Estadual de Defesa Civil, e contou com as presenças do Prefeito Arlei e do Secretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Cel. Roberto Silva.

Arlei, que fez parte da mesa principal, reiterou que a cidade vem preenchendo todos os requisitos da Defesa Civil Estadual para combater o período de chuvas de verão. “A Prefeitura de Teresópolis vem participando efetivamente das ações do estado no sentido de implantar mecanismos para diminuir os riscos causados pelas chuvas de verão. Ao longo do ano foram realizados vários simulados com as sirenes implantadas nas áreas de risco e também outras ações de prevenção”, frisou.

O Coronel Roberto Silva salientou que desde que assumiu a pasta trabalha na elaboração das ações de contingência. “Assim que assumimos a Secretaria, demos prioridade ao plano de contingência, pois assim, o município preenche os requisitos de obter as verbas necessárias no combate aos desastres naturais, reduzindo os riscos e não apenas responder aos desastres. Fizemos várias ações neste sentido em Teresópolis, como a implantação do sistema das sirenes, além de reuniões educativas com as comunidades que estão nas áreas de risco, educando e ensinando a enfrentar o problema das chuvas e escorregamentos”, ressaltou.

Na ocasião, foi assinado o Termo de Compromisso de Prevenção às Chuvas e da Elaboração dos Planos de Contingência. O tenente coronel Sérgio Simões, chefe da Defesa Civil do estado, falou sobre a necessidade de se fazer a prevenção e também de diminuir os riscos de novas tragédias.

De acordo com o coronel Simões, existe uma grande necessidade de se organizar as comunidades dentro das áreas de risco, explicando e educando os moradores a conviver com o problema, enquanto a questão não é solucionada de forma definitiva. Ou seja, a prevenção através de limpeza de ralos e de bueiros, o funcionamento das sirenes, entre outras ações.

Além de vários municípios que participam da elaboração do plano de contingência, receberam também o certificado secretarias de estado e órgãos que atuaram nas últimas semanas na elaboração do projeto dos planos de contingência.

Cel. Simões, Secretário da Defesa Civil Estadual, entrega ao Prefeito Arlei o certificado pela implantação do Plano de Contingência da Defesa Civil

Prefeito Arlei, Cel. Simões, da Defesa Civil Estadual, e Cel. Roberto Silva, Defesa Civil Municipal, na cerimônia

Prefeito Arlei entrega certificado para o Coordenador da Defesa Civil de Paracambi, Capitão Sérgio Lopes

Prefeito Arlei compõe a mesa da solenidade de entrega dos certificados com outras autoridades

FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário