quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

AIEA promove workshop sobre transporte de material radioativo

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) promoveu o Workshop sobre Garantia de Conformidade, Recusas e Demoras de Materiais Radioativos para Fins de Transporte. O encontro ocorreu de 17 a 21 de dezembro no Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) no Rio de Janeiro. Coordenado pelo Serviço de Avaliação de Segurança no Transporte de Material Radioativo (SASTR) da Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear (DRS/CNEN), o Workshop teve 22 participantes, entre latino-americanos e caribenhos.

Este foi o primeiro evento na região sobre o tema e fortaleceu a posição do Brasil como centro de referência para o treinamento em transporte de material radioativo. Além disso, como o IEN é um expedidor de material radioativo, os temas discutidos neste workshop foram todos de interesse para o Instituto, que teve quatro participantes.

Segundo o engenheiro Natanael Bruno, chefe do SASTR, um dos resultados do workshop foi a possibilidade de conhecer as técnicas que outros países usam para garantir a segurança do transporte de material radioativo e uma maior integração dos órgãos reguladores da América Latina e do Caribe. Destacou-se ainda a presença da oficial técnica da AIEA, Nancy Capadona, que veio observar o evento e relatar os resultados obtidos, além de decidir em acordo com o comitê organizador local a temática do encontro. Capadona é especialista em transporte do Departamento de Segurança Nuclear da AIEA.

FONTE: CNEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário