quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Vacinação contra febre aftosa termina dia 30

Nesta campanha são vacinados apenas animais com até dois anos de idade

Teresópolis, 21 de novembro de 2012 - A Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária alerta os pecuaristas fluminenses que termina no próximo dia 30 o prazo para a vacinação do rebanho bovídeo contra a Febre Aftosa. De acordo com a mudança na estratégia de imunização adotada pelo Estado, nesta segunda etapa anual, que acontece em novembro, deverão ser vacinados todos os bovinos e bubalinos (búfalos) com até 24 meses de idade.

A medida, autorizada pelo Ministério da Agricultura, atende à reivindicação dos pecuaristas fluminenses e foi possível graças aos índices de imunização do rebanho superiores a 90%, alcançados há várias campanhas e que mantêm a segurança sanitária contra a doença no Estado. O Rio de Janeiro está há 15 anos sem o registro da doença em seu rebanho.

“A estimativa é que sejam vacinados quase 860 mil animais que se encontram nesta faixa etária, do total de 2,13 milhões de cabeças do rebanho estadual”, destacou o superintendente de Defesa Agropecuária da Secretaria Estadual de Agricultura, Paulo Henrique Moraes. 

Em Teresópolis, a Prefeitura garante o atendimento gratuito para quem possui até 50 cabeças, basta o produtor rural agendar a imunização na Secretaria Municipal de Agricultura (Estrada Teresópolis-Friburgo, km 7,5 – Albuquerque), de segunda a sexta, das 8h às 14h, pelo telefone  (21) 2644-6905. A vacinação é obrigatória por lei federal e o proprietário que não imuniza o seu gado fica sujeito ao pagamento de multa. Além disso, pode ter a sua propriedade interditada pelas autoridades sanitárias.

Após a vacinação continua sendo obrigatória a apresentação da declaração de vacinação em um dos Núcleos de Defesa Agropecuária ou Postos Municipais no Estado. Neste documento deverão constar todos os bovídeos da propriedade - tanto os imunizados na etapa de novembro quanto os dispensados.

Vale lembrar que na primeira etapa da vacinação, que acontecerá no mês de maio de 2013, o produtor deverá imunizar novamente todos os animais, em qualquer idade.

Nesta segunda etapa anual a estimativa é de que sejam vacinados quase 860 mil animais contra a febre aftosa em todo o Estado

FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis
http://www.teresopolis.rj.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário