segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Servidor do Ipen é o novo secretário regional da Aben em São Paulo

O novo secretário regional da Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben) em São Paulo, Afonso Rodrigues de Aquino, tomou posso no dia 13 de novembro. Aquino é coordenador de Relações Corporativas do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Participaram do evento o superintendente do Ipen, Nilson Dias Vieira Junior, o presidente da Aben, Edson Kuramoto, e o ex-secretário regional Alfredo Abe, que por sete anos ocupou o posto.

O novo secretário afirmou que o cargo envolve um compromisso com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no país, enfatizando ainda que São Paulo abriga algumas das instituições nucleares mais importantes do Brasil e tem a maior rede de clínicas de medicina nuclear, com o maior número de leitos na rede hospitalar para tratamentos oncológicos.

Segundo Aquino, enquanto a área industrial está bem identificada com o Estado do Rio de Janeiro, as áreas de saúde, ensino e pesquisa podem ser consideradas como os pontos fortes do Estado de São Paulo. Uma das metas para essa gestão é trazer o Inac, maior encontro da área nuclear no país, para a cidade de São Paulo. Entre as ameaças para as atividades da área nuclear apontadas por ele está a não recomposição dos decrescentes quadros de servidores das instituições.

“A candidatura de São Paulo para sediar o Inac traz a certeza de que obrigatoriamente três temas devem se destacar no evento: saúde, formação de pessoal e os centros nucleares e a lei da inovação”, afirmou Aquino.

O superintendente do Ipen enfatizou que a área nuclear não se refere apenas à produção de energia elétrica, mas reúne números impressionantes, por exemplo na produção de radiofármacos, que atende a três milhões de procedimentos médicos por ano, e na indústria, com 8.000 fontes utilizadas para inspeções em processos industriais.

Kuramoto destacou que é uma obrigação do setor informar ao público sobre as atividades desenvolvidas na área nuclear e que já são mais de 50 anos de atividades no Brasil, com grande capacitação, o que representa um verdadeiro legado para o país. Outra aposta da associação está em revitalizar também a secretaria regional do Recife, cidade que receberá a próxima edição do Inac, em 2013.

FONTE: CNEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário