quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Cidade do Rio recebe a 68ª Clínica da Família, em Marechal Hermes

Cobertura de saúde da família já beneficia 39,5% da população carioca

Foi inaugurada nesta quinta-feira, 04, a Clínica da Família Dante Romanó Junior, em Marechal Hermes. A solenidade contou com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann. A 68º clínica da família da cidade, que fica na Rua Carolina Machado, vai beneficiar 27.500 moradores da região e conta ainda com o 65º Centro de Convivência do Idoso e a 63ª Academia Carioca do município.

Com a abertura de mais essa unidade, a cobertura de saúde da família em toda a cidade chega a 39,5% da população. O número é mais de 10 vezes maior do que no início de 2009, quando o percentual era de apenas 3,5%. Assim, cerca de 2,5 milhões de cariocas têm acesso facilitado à atenção básica.

“É gratificante poder dizer que o nosso compromisso está sendo honrado com muito trabalho e dedicação. A cada dia que passa, chegamos mais perto de cumprir um dos objetivos da nossa gestão: entregar à população carioca 70 clínicas da família, com a certeza de atendimento de qualidade e com a atenção que o morador merece”, comemora o secretário Hans Dohmann.

A 10ª clínica da família da região de Madureira e adjacências, que recebeu investimentos de R$ 3,5 milhões, contará com oito equipes de saúde da família e três de saúde bucal. Cada equipe de saúde da família fará, em média, 400 consultas médicas por mês, totalizando 3.200 consultas mensais, além dos demais procedimentos, serviços e consultas de enfermagem e dos agentes de saúde

Mais de 80 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, cirurgiões-dentistas e auxiliares, vão trabalhar na clínica. No local, os pacientes vão passar por procedimentos ambulatoriais e consultas com médicos, equipe de enfermagem e agentes de saúde. Será possível, também, realizar exames laboratoriais, ultrassonografia, raios-x, eletrocardiograma, curativos, vacinação, planejamento familiar, teste do pezinho, acompanhamento de pré-natal e doenças crônicas, e distribuição de medicamentos.

Também será instalado no local o 65º Centro de Convivência do Idoso, que conta com Sala de Bem Estar, com atividades supervisionadas para os pacientes e atendimento específico para a terceira idade. No Centro, há um clínico exclusivo fazendo o acompanhamento ambulatorial e os idosos participam de atividades multidisciplinares com círculos de leitura, aulas de dança, programação cultural, aulas de informática e fisioterapia.

A nova Clínica da Família tem em sua estrutura consultórios, sala de ultrassom, sala de raios-x, sala de observação clínica com 3 leitos, sala de procedimentos, sala de curativos, sala de imunização, salas de coleta, de hipertensão, de reunião, dos profissionais, auditório, sala de saúde bucal, farmácia e almoxarifado. A unidade funcionará de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h, às 12h.

Dante Romanó Júnior: Referência mundial na área de medicina da família, o médico e professor Dante foi reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Como médico, foi mentor do Programa Saúde da Família em Curitiba, disseminando suas atividades em quase todas as unidades 24 horas da capital paranaense. Dante Romanó Júnior dedicou grande parte de sua vida à saúde pública, garantindo que a população fosse servida por meio do SUS, com serviço de saúde de qualidade.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário