Unidade de Pronto Atendimento, em Magalhães Bastos, é a sexta administrada pela Prefeitura na região
A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) inaugurou na manhã desta terça-feira, 28 de agosto, sua 13ª Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Instalada em Magalhães Bastos, na Zona Oeste, a unidade vai beneficiar cerca de 300 mil moradores da região. A UPA recebeu investimento de R$ 3,5 milhões – entre obras estruturais e de urbanização no entorno – e deve realizar até 9 mil atendimentos de urgência e emergência por mês.
A unidade de Magalhães Bastos, a sexta administrada pela prefeitura na Zona Oeste (as outras ficam em Vila Kennedy, Sepetiba, Santa Cruz, Senador Camará e Paciência), tem em sua estrutura seis consultórios médicos, dois de classificação de risco e um consultório odontológico. A UPA conta ainda com uma sala de reanimação e emergência, com 4 leitos, salas de observação com 13 leitos – nove para adultos e 4 pediátricos –, laboratório de análises clínicas, salas de procedimentos e de higienização, farmácia, central de esterilização, almoxarifado e coleta de sangue.
“É gratificante colocar à disposição da população mais uma unidade de pronto atendimento, cumprindo assim nosso compromisso de ampliar a cobertura de saúde no Rio para urgência e emergência de forma permanente e estratégica. A população agora pode ter certeza de que estamos atentos às necessidades dessa região e continuaremos investindo nossos recursos no desenvolvimento da área”, afirma o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann.
Com cerca de 1,5 mil metros quadrados, a unidade está equipada para oferecer serviços como acolhimento, atendimento médico clínico e pediátrico, nebulizações, suturas, curativos, exames de raios-x, eletrocardiogramas e exames laboratoriais: sangue, urina e fezes. Serão 29 profissionais de plantão, sendo seis médicos por turno, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêutico.
Construída na Estrada Manoel Nogueira de Sá com Rua Professor José Rodrigues, s/nº, em Magalhães Bastos, a unidade funcionará 24 horas e será referência para atendimento de urgência e emergência para crianças e adultos. A instalação da UPA no local evita que a população precise se deslocar para emergências hospitalares, que existem para tratar os casos mais complexos. Com alto grau de resolutividade, menos de 0,3% dos pacientes que procuram as UPAs são transferidos para hospitais.
Com a abertura da nova unidade, mais de 3 milhões de pessoas em toda a cidade serão beneficiadas pelas UPAs municipais. As demais ficam em Vila Kennedy, Rocinha, Manguinhos, Alemão, Cidade de Deus, Santa Cruz, Engenho de Dentro, Costa Barros, Senador Camará, Sepetiba, Paciência e Madureira. Juntas, as UPAs já realizaram mais de 2,3 milhões de atendimentos em toda a cidade.
FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário