quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Sábado é dia de campanha de multivacinação na cidade

É a oportunidade dos pais e responsáveis para colocar em dia a caderneta de vacinação das crianças.


A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) inicia neste sábado, dia 18 de agosto, a campanha de multivacinação na cidade. A iniciativa é uma oportunidade para que os pais e responsáveis atualizem a caderneta de vacinação de suas crianças. Nesse dia, serão disponibilizadas as vacinas do calendário básico, além da introdução, no calendário, das vacinas VIP (Vacina Inativada contras Poliomielite) e Pentavalente.

A VIP é administrada por via injetável, é segura, eficaz, desencadeia uma excelente resposta imune contra os três tipos de poliovírus. A pentavalente é indicada para crianças, a partir de dois meses de idade, contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças causadas por Haemophilus influenzae tipo b.

Nesse ano, o Brasil passou a realizar em uma única etapa a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite, que aconteceu no último dia 16 de junho, quando mais de 399 mil crianças foram imunizadas em toda a cidade. O país está há 23 anos sem a doença no país e no ano de 1994 o Brasil recebeu o Certificado Internacional de Erradicação da Transmissão do Poliovirus Selvagem.

Aproximadamente 90% das crianças do município do Rio de Janeiro já estão com calendário de vacinação atualizado. No entanto, os pais e responsáveis que estejam em dúvida quanto à condição vacinal de seus filhos devem comparecer à unidade básica mais próxima de sua residência levando a Caderneta de Vacinação da criança.

Três mil profissionais de saúde vão atuar em cerca de 200 unidades de saúde que estarão funcionando nesse sábado das 8 às 17 horas. Para obter mais informações sobre a campanha ou saber quais os locais de vacinação, a população pode entrar em contato com o Disque Rio, no telefone 1746, que funciona 24 horas. A relação dos postos também está disponível pela internet, na página da SMSDC: http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário