Protocolo
utilizado reduziu de 16% para 8% a taxa de óbito em pacientes infartados
Com mais de 14 milhões de pacientes atendidos, as Unidades de Pronto
Atendimento não só ampliaram a rede de saúde do estado, como ajudaram a qualificar o atendimento. Desde
2009, as UPAs contam com uma Central de Consultoria Cardiológica (CCC) que já
ajudou a reduzir de 16% para 8% a taxa de óbitos nos pacientes atendidos com
infarto no Rio de Janeiro .
Localizada na UPA de Copacabana, a Central já atendeu cerca de 15 mil pacientes nesses três anos de funcionamento. Segundo o Datasus, a média de permanência dos pacientes internados com infarto é de 10 dias, já nas UPAs, este período é de 6 dias.
Localizada na UPA de Copacabana, a Central já atendeu cerca de 15 mil pacientes nesses três anos de funcionamento. Segundo o Datasus, a média de permanência dos pacientes internados com infarto é de 10 dias, já nas UPAs, este período é de 6 dias.
- Os médicos cardiologistas realizam uma busca ativa de todos os
pacientes cardiológicos nas UPAs. O lado positivo da existência da Central de
Consultoria Cardiológica não está apenas nas indicações de internações e
procedimentos que estamos fazendo, e sim, a alta precoce da UPA com orientação
especializada. Mais de 70% dos pacientes avaliados vão para casa e continuam
apenas com acompanhamento ambulatorial. Já os pacientes que permanecem
internados são diariamente monitorados e indicados para fazer ecocardiograma no
Hospital Estadual Carlos Chagas - conta Rogério Casemiro coordenador de
unidades especializadas da SES.
A dinâmica da Central reflete no atendimento a pacientes que precisam de
intervenções cirúrgicas e já não há fila para implante de marca-passo nas
unidades do estado. Todos os casos de pacientes mais graves são discutidos
semanalmente em sessão clínica realizada em conjunto com Instituto Estadual de
Cardiologia Aloysio de Castro (Iecac).
Telemedicina – Para
aperfeiçoar os trabalhos, a CCC está participando do projeto piloto do uso da
telemedicina nas UPAs. O Iecac montará uma equipe que ficará de plantão 24
horas dando consultoria aos médicos da rede. Os médicos consultores poderão
avaliar à distância os exames de eletrocardiograma dos pacientes que dão
entrada nas UPAs com sintomas de infarto dando agilidade ao atendimento.
- O foco de atenção principal de nossa equipe é a vida humana, por isso,
o paciente é o principal interessado em nossas atitudes e tomadas de decisão. Em
foco também estão as políticas de saúde pública com melhor adequação de
recursos e seu uso consciente. – afirma o Dr. Victor Neves da Fonseca,
coordenador da Central de Consultoria Cardiológica.
FONTE: Governo
do Estado do Rio de Janeiro
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