A Secretaria de Estado de Saúde (SES), através do Programa
de Excelência em Gestão (PEG), vem implementando ferramentas e metodologias de
gestão pela qualidade que, alinhadas, possibilitam a implantação de uma cultura
de melhoria contínua dos serviços, a desburocratização dos processos de
trabalho e a humanização da saúde no estado.
O PEG vem promovendo ações continuadas de capacitação da Força de Trabalho no
Curso de Qualidade no Atendimento do SUS. Esse curso tem como objetivo apresentar conceitos relevantes
para o planejamento dos processos de atendimento na saúde, possibilitar aos
participantes momentos de reflexão em relação aos conceitos de atendimento e
apresentar ferramentas e práticas utilizadas para possibilitar o aprendizado na
gestão do atendimento no SUS.
Promover a melhoria da qualidade no atendimento na saúde do estado é uma das
metas da Assessoria da Qualidade da SES, que, até junho de 2012, capacitou
cerca 300 profissionais das unidades da rede própria.
Fazer os profissionais refletirem sobre suas ações e atitudes do dia a dia que
impactem na gestão do atendimento, no entendimento do acolher como processo
dinâmico e continuo, que integram ações, profissionais, serviços e ferramentas.
E ainda, para refletirem sobre o quanto é importante o papel de cada
profissional para o alinhamento das práticas e o funcionamento da unidade como o todo gerando,
assim, um maior comprometimento e a certeza de que a qualidade de atendimento é
um fator determinante para satisfazer as necessidades e expectativas nos
usuários.
Na última quarta-feira, dia 18,
a ação promovendo a melhoria da qualidade no atendimento
do SUS aconteceu no PAM Cavalcanti, que contou com a participação de 41
profissionais envolvendo todas as áreas da unidade. Além capacitação em qualidade
no atendimento, foi realizada uma palestra sobre Comprometimento com a Gestão
da Qualidade, ministrada também pela Assessoria da Qualidade da SES.
FONTE: Governo
do Estado do Rio de Janeiro
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