quarta-feira, 30 de maio de 2012

Unidades da SES promovem ações no Dia Mundial sem Tabaco

No Dia Mundial sem Tabaco, comemorado na próxima quinta-feira, 31 de maio, duas unidades da Secretaria de Estado de Saúde (SES) vão promover ações voltadas para a população com o objetivo de esclarecer temas relacionados ao tabagismo e tratamento do problema. Durante o dia, equipes da Vigilância Sanitária da SES farão mais uma Blitz do Rio sem fumo, com inspeções em estabelecimentos em diversos pontos da cidade.

O Pam Cavalcanti fará exibições de filmes, com direito a saquinhos de pipoca, e apresentação teatral sobre o tema. As sessões de cinema acontecem às 11h, 13h, 14h e 15h e a peça às 9h30. Durante o dia, os visitantes poderão fazer o Teste do Monoxímetro, que avalia o prejuízo causado pelo tabagismo na respiração, e receber orientações sobre o tratamento e as consequências do tabagismo, além de poderem se inscrever no Programa de Controle do Tabagismo oferecido na unidade. As atividades terminam às 17h.

O Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (Iecac) também vai dedicar a data para orientar a população a combater o fumo e parar de fumar. Das 9h às 15h, uma equipe com profissionais de assistência social, terapia ocupacional, psicologia, enfermagem, reabilitação, nutrição, cardiologia, pneumologia, psiquiatria e odontologia do instituto estará na Cobal do Humaitá recebendo e orientando a população sobre temas relacionados tabagismo e seu tratamento. Durante a ação, serão oferecidos Medição de pressão arterial, Teste de glicemia, Teste do grau de motivação para parar de fumar e Teste do grau de dependência química à nicotina.

Programa de combate ao fumo - O instituto oferece o Programa de Prevenção e Tratamento do Tabagismo desde 2003. Nele, os fumantes, sejam pacientes internados ou externos, recebem apoio de psicólogos, psiquiatras, cardiologistas,odontologistas e fonoaudiólogos para abandonar de vez o vício.

===

SERVIÇO: Ações nas unidades da SES no Dia Mundial sem Tabaco

ONDE: Pam Cavalcanti/ Iecac

ENDEREÇO: Rua Graça Melo, 640, Cavalcante/ Cobal do Humaitá

QUANDO: 31 de maio

HORÁRIO: a partir das 9h

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário