quarta-feira, 30 de maio de 2012

Prefeitura Promove Atividades em Toda a Cidade para Marcar Dia Mundial Sem Tabaco

Para lembrar o Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) promove uma série de atividades em toda a cidade. Até o dia 3 de junho, serão realizadas, em unidades de saúde e lugares próximos, ações para orientar a população sobre o impacto do fumo em locais públicos.

No dia 31 de maio, especificamente, a população contará com atividades de prevenção e combate ao tabagismo em pontos estratégicos de todas as regiões da cidade. Estão programados eventos em unidades de saúde na Cidade Nova, na Rocinha, no Calçadão de Campo Grande e Sepetiba, entre outros.

As tendas montadas nesses locais oferecerão teste de dependência física, medição de monóxido de carbono no organismo do fumante e aplicação de questionário para análise estatística da população atendida. Os eventos terão ainda distribuição de material educativo com orientações sobre dependência física, psicológica e comportamental. Também será oferecido exame bucal para rastreamento de lesões e, caso necessário, encaminhamento para uma unidade de saúde.

 Confira as principais atividades que acontecem em toda a cidade:

Calçadão de Campo Grande, das 8h às 17h
Atividades: Aplicação do teste de dependência de nicotina, medição de monóxido de carbono no organismo do fumante; orientação sobre dependência física, psicológica e comportamental; exame bucal para rastreamento de lesões, com encaminhamento das identificadas.

Supermercado Polisuper, em Sepetiba, 9h às 15h
O Centro Municipal de Saúde Waldemar Berardinelli organiza Ação de saúde com objetivo de sensibilizar a população de Sepetiba. Entre as atividades estão orientação e inscrição para o tratamento de tabagismo, exame bucal para rastreamento de lesões, teste de monoxímetro, distribuição de folders e preservativos, gincanas e brincadeiras, verificação de pressão arterial e orientação nutricional.

Centro Administrativo São Sebastião – Cidade Nova
Evento “Troque o maço de cigarro por uma fruta”, parceria da SMA, da SMSDC, da SESDEC e da Sociedade Brasileira de Cardiologia: palestra, teatro, panfletagem, divulgação dos endereços de tratamento no Rio. Abertura das inscrições para Tratamento para Deixar de Fumar para funcionários lotados no CASS.

ATIVIDADES POR REGIÃO

CENTRO
Nas unidades de saúde do Centro da cidade, haverá apresentação de filmes, palestras de conscientização em relação aos riscos e danos do tabaco, distribuição de materiais informativos e, para encerrar, no dia 2 de junho haverá uma caminhada de conscientização no Centro do Rio.

ZONA SUL
Em unidades da região, haverá distribuição de material informativo e orientação. Na Clínica da Família Santa Marta, que comemora seu aniversário com a atividade, será montada uma tenda para as atividades. Na sexta-feira, 1 de junho, a unidade promove um workshop em educação e saúde respiratória.

Na Rocinha, o encerramento comemorações do Dia mundial sem Tabaco, no sábado, dia 3, acontecerá um evento no complexo esportivo do bairro, com estandes informativos sobre tabagismo.

ZONA NORTE
Nas unidades da Zona Norte haverá confraternização com os usuários que participam dos grupos de Controle para o Tabagismo, além de ações sociais e palestras educativas sobre os malefícios do tabagismo, verificação da pressão arterial, orientações sobre saúde e apresentações culturais de cinema com sessões a cada duas horas. No dia 1 de junho, haverá uma confraternização no Centro Municipal de Saúde, que reúne cerca de 100 pessoas. O tema é “Fumar faz mal para você, faz mal para o planeta”. Haverá também distribuição de lanches e brindes.

Grande Tijuca
Todas as unidades da área farão atividades e algumas montarão estandes em suas áreas externas. O público poderá realizar teste de dependência de nicotina, medição de monóxido de carbono no organismo; orientação sobre dependência física, psicológica e comportamental, etc

Penha
Nas unidades da Penha, haverá tendas com distribuição de informativos, café da manhã, palestras e campanhas de prevenção e conscientização. O público-alvo também serão as crianças, que têm grande influência quando seus familiares fumantes resolvem deixar o vicio.

ZONA OESTE
Haverá caminhada, palestras para sensibilizar os usuários acerca dos riscos do tabaco, exames para medir o grau de dependência do tabaco, treinamentos nas unidades para os profissionais e os usuários. Além da distribuição de materiais informativos.

Campo Grande
Vão acontecer atividades educativas, dinâmicas de grupo, aplicação do teste de dependência de nicotina, medição de monóxido de carbono e exame bucal. Haverá também palestras, distribuição de brindes e tendas informativas nas unidades. E para encerrar no dia 1 de junho no CMS Mário Vitor de Assis Pacheco, irão acontecer ações voltadas para parar de fumar e preservação do meio e ambiente e atividades físicas em torno da unidade. Encerrando com uma confraternização.

Paciência, Santa Cruz e adjacências
Em todas as unidades de saúde, serão montadas tendas informativas, com palestras e atividades diversas sobre o tema. Durante a semana, acontecem exposições nas unidades, enfatizando os prejuízos á saúde provocados pelo cigarro. Peças e panfletagem durante o evento.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário