segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Workshop no IRD inicia projeto de gestão sustentável de recursos hídricos em mineração de urânio

A gestão sustentável dos recursos hídricos na mineração de urânio das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) em Caetité (BA) é o objetivo do projeto BRA-7010. O trabalho é coordenado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), através do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), reúne instituições das áreas de engenharia, energia nuclear e geologia, e recebe apoio técnico e financeiro da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Entre os dias 8 e 10 de fevereiro, ocorre o workshop inaugural do projeto, que será realizado no IRD e promoverá as primeiras discussões relativas às ações a serem desenvolvidas.

O nome oficial do projeto é "Sustainable Water Resources Management in an Uranium Production Site" – BRA-7010. A contribuição na gestão de recursos hídricos na mineração e beneficiamento de urânio é focada em aspectos sociais, como o impacto destas atividades junto a populações vizinhas; na preservação ambiental e em medidas para racionalizar o uso da água nos diferentes processos envolvidos.

O BRA-7010 é parcialmente financiado pela AIEA. A contrapartida nacional ocorre através de diferentes instituições do Governo Federal. Além da CNEN e INB, participam do projeto o Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IGEO/UFRJ), Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (EE/UFF), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (através da Embrapa-Solos) e o Serviço Geológico Brasileiro (CPRM).

O workshop promoverá uma discussão técnica da mineração e beneficiamento do urânio em Caetité, analisando dados do programa de monitoramento ambiental, banco de dados hidrogeológico, hidrologia isotópica, estudos da qualidade da água, avaliação de risco à saúde humana, entre outras informações. O encontro definirá a metodologia de trabalho, competências e contribuições das instituições envolvidas. Com base nestas avaliações, será possível um detalhamento do plano de trabalho do projeto.

FONTE: CNEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário