quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Vigilância Sanitária Multa e Interdita Supermercados na Barra

Ao todo, foram inutilizadas mais de 3,5 toneladas de carnes impróprias para consumo

Durante ação realizada em supermercados na Barra da Tijuca na manhã de hoje, 8 de fevereiro, atendendo denúncias de consumidores pelo telefone 1746, fiscais da Vigilância Sanitária Municipal flagraram irregularidades em dois estabelecimentos, o Supermercado Guanabara e Vianense Supermercados.

No supermercado Guanabara da Avenida das Américas, os técnicos encontraram nas câmaras frigoríficas cortes de carne bovina sem rotulagem, armazenados inadequadamente em caixas plásticas, apresentando líquido escuro em seu interior e com características alteradas. No setor de açougue, havia também linguiça, aves e carnes embaladas com prazo de validade vencido, e que estavam sendo preparadas para corte em bandejas. Os alimentos expostos à venda no balcão frigorífico estavam em temperatura inadequada. Foram inutilizados 3,2 toneladas de cortes de carne bovina, embutidos e aves.

O Guanabara sofreu interdição parcial, com o fechamento da ilha frigorificada do açougue, e foi intimado a realizar adequações estruturais do setor dentro de um prazo de 20 dias. O supermercado também recebeu dois autos de infração, por comercialização de alimentos com prazo de validade vencido, sem rotulagem e com características alteradas. O setor interditado só poderá ser reaberto após cumprimento das exigências higiênico sanitárias.

Já no Vianense Supermercados, da Rua Bruno Giorgio, foi constatada falta de asseio no recebimento de mercadorias, com produtos na área externa expostos ao sol e próximo à lixeira. Havia carne previamente moída e carnes preparadas com bacon e orégano expostas à venda, o que não é permitido. O isolamento de produtos avariados ou com validade vencida, destinados a troca, também estava inadequado. Os fiscais inutilizaram 342,6 quilos de alimentos, sendo 171,3 quilos de carne bovina; 76,9 quilos de carne moída; e 94,36 quilos de carnes preparadas previamente.

O supermercado recebeu dois autos de infração, por exposição e venda de carnes preparadas e pré moídas e por falta de asseio no estabelecimento. O local também deverá cumprir em 20 dias um termo de intimação para realização de adequações estruturais da área externa (carga / descarga e lixeira).

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil recomenda que o consumidor fique atento a irregularidades encontradas e denuncie ao setor de reclamação da Vigilância Sanitária, pelo telefone 1746.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário