segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil Monta Esquema Especial de Atendimento no Carnaval

Sambódromo terá mais um posto de atendimento médico

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) organizou um esquema especial de atendimento para os foliões durante o carnaval. Serão montados postos de atendimento médico e ambulâncias e hospitais estarão de prontidão, além da atuação de técnicos da Defesa Civil e fiscais da Vigilância Sanitária.

Assistência Médica no Sambódromo (Saúde):

Neste ano, quem for assistir aos desfiles do Sambódromo e aos shows do Terreirão do Samba contará com nove postos de assistência – um a mais do que no ano passado -, com um total de 42 leitos, nove deles de suporte avançado para casos de maior gravidade. Os postos, que contarão com equipamentos de suporte à vida, medicamentos, insumos e exames, estarão localizados nos setores 1 (concentração), 2, 7, 8 e 11, Rua Salvador de Sá, Apoteose (dispersão) e Terreirão do Samba (dois), e funcionarão a partir das 17h até o término dos desfiles.

Ao todo, 200 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, estarão de plantão nos postos de atendimento. Para os casos que necessitarem de remoção, serão disponibilizadas 20 ambulâncias UTIs, tripuladas por equipes de saúde independentes.

Os hospitais da rede municipal de Saúde estarão preparados para receber os casos mais graves. Em 2011, foram atendidas 2.774 pessoas e 58 foram transferidas para hospitais (2% do total de atendimentos). As principais causas foram intoxicação alcoólica, crise hipertensiva (pressão alta), mal estar e problemas ortopédicos. 
                                                                                 
Defesa Civil:

A Defesa Civil Municipal, órgão responsável pela coordenação das ações de segurança e prevenção a acidentes, montará uma base operacional na Marquês de Sapucaí e trabalhará de forma integrada, por meio de um sistema de rádio-comunicação, com todos os envolvidos na organização do evento. Ao todo, cerca de 40 técnicos e engenheiros estarão de prontidão durante os seis dias de desfiles no Sambódromo, além dos plantonistas que estarão na sede do órgão e no Centro de Operações Rio, para atender as demandas externas.

Vigilância Sanitária:

A Vigilância Sanitária Municipal realizará inspeções dia e noite no Sambódromo, Terreirão do Samba, bailes em clubes e casas noturnas, além de bares e restaurantes localizados em ruas por onde circulam bandas e blocos. Cerca de 40 fiscais estarão presentes na Marquês de Sapucaí para inspecionar quiosques e cozinhas destinadas ao fornecimento de alimentos aos camarotes.  Denúncias e reclamações deverão ser feitas pelo telefone 1746.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário