quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Quase 3,5 mil profissionais já se inscreveram na Força Estadual de Saúde


Até o momento, o banco de dados da Força Estadual de Saúde conta com 3.462 profissionais, entre eles 1.035 médicos, 701 enfermeiros, 158 assistentes sociais e 36 odontólogos. A Força  foi criada por decreto em 10 de janeiro de 2011 com o objetivo de atender demandas emergenciais em casos extremos de desastres naturais ou eventos epidemiológicos no estado do Rio de Janeiro.

O formulário de cadastramento continua disponível na página da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) e também no site do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj). Os interessados em fazer parte da Força Estadual de Saúde devem preencher o cadastro com seus dados pessoais (nome completo, data de nascimento e contatos), endereço e dados profissionais, além de indicar as regiões do estado onde deseja atuar em caso de emergência em saúde pública.

A médica pediatra Vanessa Alvarez Dias foi uma das profissionais que se inscreveu. Ela trabalha no Hospital das Clínicas de Padre Miguel e defende a importância de se criar um banco de cadastro para situações de emergência.

- Já existe uma dificuldade natural em se encontrar médicos pediatras, ainda mais em situações de emergência. Por isso, acho importante que os médicos estejam disponíveis para a hora que for necessário.
Com experiência em situações de emergência, a socorrista Solange Costa Fidelis também se cadastrou na Força Estadual de Saúde.

- Estamos vivendo um período de muitas catástrofes naturais, e acredito que as pessoas estão mais conscientes de que precisam e podem ajudar. Precisamos ter pessoas com formação para chamar na hora H - afirma Solange, que trabalha na UPA de Botafogo.

O cadastro online é importante, pois a Força Estadual de Saúde já está apta a ser convocada e precisa montar seu banco de dados. Ela poderá ser acionada para  monitorar, orientar tecnicamente o envio de insumos, profissionais, recursos e, se preciso, hospitais de campanha às localidades afetadas.

Dúvidas sobre o cadastramento podem ser enviadas para o email:  cadastrados@saude.rj.gov.br

Clique aqui para ler mais sobre a Força Estadual de Saúde.


FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário