sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

SES treina médicos da Polícia, Bombeiros e Forças Armadas para diagnosticar dengue

Após formar 472 instrutores em hospitais estaduais, federais, particulares e Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) de todo o estado, o Curso de Capacitação em Serviço: Dengue em 15 Minutos, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde, agora vai treinar profissionais de saúde da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e das Forças Armadas.

As aulas acontecem nos dias 10 e 12 deste mês e a previsão é formar pelo menos 100 médicos e enfermeiros.

– Pretendemos expandir a abrangência do curso a fim de que o manejo de pacientes com dengue seja padronizado em todo o estado. Devemos ainda repetir a agenda de capacitação no interior para massificar esses procedimentos. Com isso esperamos formar o maior número possível de profissionais de saúde – afirma o coronel Sylvio Jorge de Souza Júnior, subsecretário de Estado de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

Segunda fase para UPAs e hospitais - Esta semana, entre os dias 4 e 5 de janeiro, a SES-RJ capacitou mais 124 profissionais de saúde de hospitais estaduais e UPAs, na segunda fase da qualificação para este grupo. Além de apresentar a metodologia do curso, a ocasião também serviu mostrar como será feito o acompanhamento do fluxo de pacientes com dengue dentro das unidades de saúde.

De acordo com o subsecretário, a padronização do manejo clínico do paciente com dengue agiliza o atendimento e pode reduzir a mortalidade por dengue no estado. O projeto piloto foi implantado no Rio de Janeiro em novembro e, esse ano ainda, será levado para outros estados. A capacitação segue a proposta do Ministério da Saúde, que está acompanhando todo o seu desenvolvimento.

Multiplicando conhecimento - Com certificado emitido pela SES e duração de quatro horas, o Curso de Capacitação em Serviço: Dengue em 15 Minutos prepara profissionais de saúde para que possam atuar como instrutores, repassando o conhecimento nas unidades em que trabalham. Os médicos e enfermeiros capacitados nas unidades se tornam monitores, e multiplicam as informações para os demais membros da equipe. Essa formação ocorre durante o expediente e tem duração de 15 minutos.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário