quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Prefeitura atualiza Plano de Contingências de Vigilância em Saúde no caso de desastres naturais

Teresópolis, 12 de janeiro de 2012 – A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Teresópolis está atualizando o Plano de Contingências de Vigilância em Saúde Frente a Inundações e Desastres Naturais do município. A necessidade de revisão foi constatada na ocasião da tragédia de janeiro de 2011 e as reuniões com as chefias de departamentos da Secretaria acontecem semanalmente. O plano enumera os recursos humanos e materiais e os procedimentos de saúde a serem seguidos para o atendimento de saúde à população em casos de catástrofes. 


No encontro desta terça-feira, 10, realizado no auditório da Secretaria de Saúde, a Diretora do Departamento de Higiene e Saúde Coletiva/Vigilância em Saúde, Adriana Chaves, responsável pela formatação do plano, apresentou a versão preliminar da renovação do documento e solicitou que as chefias dos departamentos envolvidos na revisão apresentem sugestões, alterações e complementos para o projeto. 


“Vamos nos reunir outras vezes para finalizarmos o trabalho de atualização. Além disso, convidaremos secretários de outras pastas, o Conselho Municipal de Saúde e as associações de moradores para contribuírem com o documento, a fim de que ele seja um instrumento real e funcional se for preciso ser colocado em prática”, afirmou Adriana Chaves.


A diretora frisou que, paralelamente a esse trabalho, está sendo feito o cadastramento dos voluntários para posterior capacitação e providenciada a aquisição dos recursos materiais elencados no plano. Adriana Chaves informou ainda que depois de finalizada a revisão, será realizada uma apresentação pública do documento para conhecimento de toda a população. 
A próxima reunião da equipe diretiva acontece na terça-feira, dia 17, às 15h30, no auditório da Secretaria de Saúde, na Tijuca.


O Plano de Contingência


O plano tem como objetivo geral estabelecer diretrizes para organização, planejamento, preparação e resposta do setor da saúde mediante ações de prevenção, promoção, proteção, recuperação e reabilitação, com a finalidade de otimizar os recursos necessários à assistência e ao monitoramento da população atingida por desastre natural.


Entre os trabalhos a serem realizados estão a identificação, direcionamento e fortalecimento das ações de atenção integral à saúde da população atingida, incluindo a atenção psicossocial;  a promoção e reforço da intersetorialidade do setor com outras instituições; e o estabelecimento do fluxo de comunicação com a sociedade, com destaque para a educação em saúde.


“A nossa expectativa é que essas ações façam com que o município esteja melhor preparado para prestar assistência integral à saúde da população diante de uma catástrofe. Para isso, estamos realizando a revisão do plano, que inclui, entre diversas outras iniciativas, a capacitação dos profissionais, funcionários e voluntários”, explicou Adriana Chaves. 


O documento também determina os procedimentos relacionados às Vigilâncias Epidemilógica e Sanitária.  Quanto à epidemiologia, faz-se necessário intensificar as atividades em caráter de urgência até o restabelecimento da normalidade, adotando uma vigilância ativa e buscando a comunicação imediata dos casos suspeitos das doenças de notificação compulsória. Deve-se também estar atento a patologias como leptospirose e diarreia.


Com relação à Vigilância Sanitária, um dos princípios a serem observados é a segurança alimentar, que tem como uma das diretrizes a inspeção dos produtos que serão disponibilizados para a população, assim como os locais de armazenamento, conservação e preparação.


O plano também traz duas estratégias de informação à população em casos de catástrofe: a informação para alerta e a educação em saúde. A primeira tem a função de comunicar os fatos para alertar os moradores quanto aos riscos imediatos e restabelecer a ordem. A educação em saúde visa à divulgação dos conhecimentos relativos às medidas que possibilitem a proteção da saúde individual e coletiva. 


 Adriana Chaves apresenta a versão preliminar da revisão do Plano de Contingências de Vigilância em Saúde no caso de desastres naturais

FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário