sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Minas Gerais recebe 8 toneladas de medicamentos

Ajuda emergencial enviada pelo Ministério da Saúde podem beneficiar 60 mil pessoas durante um mês em municípios mineiros atingidos pelas chuvas

O Ministério da Saúde, por determinação da presidenta da República, Dilma Rousseff, envia para Minas Gerais cerca de oito toneladas de medicamentos e insumos estratégicos usados para prestar os primeiros socorros a vítimas de desastres, a partir desta sexta-feira (6). Ao todo, serão enviados 40 conjuntos de produtos – o suficiente para atender a 60 mil pessoas em um mês. A medida faz parte das ações da Força Nacional do Sistema Único de Saúde.

O envio será feito em duas etapas: duas toneladas ainda hoje (6) e mais seis toneladas neste sábado (7). Os pacotes contém antibióticos, antiinflamatórios, antiparasitários, analgésicos, antitérmicos, anti-hipertensivos, ataduras, esparadrapos, luvas, máscaras, cateteres e seringas, entre outros materiais. Os medicamentos e insumos servirão para atender a população na fase mais crítica após a enchente.

“O apoio da Força Nacional do Sistema Único de Saúde é constante, em todas as fases, inclusive de reconstrução”, lembra observa o secretário executivo adjunto do Ministério da Saúde, Adriano Massuda. Ele observa que, desde o ano passado a pasta está monitorando o impacto das desastres naturais na saúde da população brasileira em todos os estados. O objetivo é oferecer com rapidez apoio para os municípios e estados que indicaram baixa nos estoques de medicamentos e insumos necessários para o atendimento da população atingida.

Adriano Massuda explica que a rapidez no envio de medicamentos e insumos para os estados afetados pelas enchentes é resultado de uma política nacional de urgência e emergência na qual a Força Nacional de Saúde se articula com estados e municípios de forma mais integrada.

Apoio – Na quinta-feira (5), o Ministério da Saúde enviou cerca de quatro toneladas de medicamentos e insumos para prestar os primeiros socorros às populações afetadas pelas enchentes na região serrana e no noroeste do estado do Rio de Janeiro. O secretário executivo adjunto do Ministério da Saúde ressalta que a pasta está também em contato permanente com o estado do Espírito Santo para que as necessidades identificadas pelos gestores locais do Sistema Único de Saúde sejam prontamente atendidas.

A pasta disponibilizou equipes da Força Nacional do SUS, composta por profissionais de vigilância e atenção à saúde, aos três estados. Estas equipes integram o Gabinete de Monitoramento e Operações do Governo Federal, coordenado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil. “Nossa principal preocupação em se tratando de saúde é oferecer o que for necessário para que a população dos estados afetados pelas enchentes continuem contando com os todos os serviços do Sistema Único de Saúde em seus municípios”, frisa Adriano Massuda.

Os medicamentos e insumos são disponibilizados pelo MS conforme os critérios da Portaria GM nº. 74, de 20 de janeiro de 2009, para atendimento aos municípios atingidos por desastres de origem natural, associados às chuvas, ventos e granizo. Cada pacote é composto por 90 tipos de medicamentos e insumos estratégicos com capacidade para atender até 1,5 mil pessoas desabrigadas e desalojadas por mês.

FONTE: Ministério da Saúde
http://www.saude.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário