terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Diário de Viagem: primeiro dia de treinamento da equipe da SES nos EUA


A partir desta terça-feira (24), a Secretaria de Estado de Saúde publica em seu site (http://www.saude.rj.gov.br) os relatos da equipe de médicos e enfermeiros que está em Baltimore, nos Estados Unidos, para aprender normas, protocolos e diretrizes do Shock Trauma Center Adams Cowley, Centro de Trauma da Universidade de Maryland, referência para o atendimento ao presidente norte-americano Barack Obama em casos de emergências. Este treinamento faz parte dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas de 2016. Composto por 11 médicos, este grupo permanecerá no treinamento por três semanas. O primeiro grupo, formado por 6 enfermeiros, já está nos EUA desde a semana passada. Eles foram selecionados de acordo com experiência na área de traumas e vínculo com alguma unidade de saúde da rede pública estadual.

"A viagem foi cansativa, mas ninguém teve diminuída a motivação. No sábado (21), fomos convidados para jantar com toda equipe e recepcionados pelo chefe-geral do trauma, Dr. Scalea. Segunda-feira (23), iniciamos as atividades às 8h no Centro de Trauma com visita a toda estrutura hospitalar de resposta ao paciente vítima de trauma. Após conhecidas as instalações, assistimos apresentação sobre o sistema de emergência de Baltimore, desde o nível pré-hospitalar até os níveis intra-hospitalar. O almoço acontece na sala de reunião, com o chefe, a passagem dos casos atendidos no centro. A seguir partimos para conhecer o serviço de despacho de socorro. Tudo segue protocolos, o monitoramento ocorre por câmeras, televisão ligada em canal de notícias e sistema de telefonia e GPS sempre ativos. A todo momento eles reforçam que o sistema só funciona, porque todos se falam e sabem o que esta acontecendo, não existe surpresas, a informação sempre circula. Terminamos o dia com o briefing da enfermagem com os médicos."

(Rogério Casemiro, o médico-chefe do grupo)

Parceria - O convênio com a Universidade de Maryland foi assinado pelo secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, no fim de 2010. Em 2011, uma equipe da SES esteve na cidade e, no segundo semestre, foi a vez de a equipe norte-americana vir ao Rio de Janeiro. A expectativa é que, ao retornar da viagem, o grupo possa implementar o atendimento de alta qualidade aos pacientes politraumatizados do primeiro Centro de Trauma do Estado do Rio de Janeiro, no Hospital Estadual Alberto Torres e ajudar na criação de outros três centros, nos hospitais estaduais Albert Schweitzer, Getúlio Vargas e Adão Pereira Nunes.

- Eles funcionarão como multiplicadores de conhecimento. A ideia é que todos os trabalhem alinhados com estratégias, normas e protocolos já existentes. Estamos olhando para o futuro, é um preparativo para os eventos esportivos que a cidade do Rio de Janeiro receberá – explica a subsecretária de Unidades Próprias, Ana Lúcia Neves.

Curiosidades e alta tecnologia - Do que conhecerão em Baltimore, os profissionais da SES-RJ vão importar o conceito de Sala Inteligente para implantar no novo Centro de Trauma do Hospital Estadual Alberto Torres. Entre outras tecnologias, essa sela possui tomografia em tempo real, em que o médico, do próprio Centro Cirúrgico, consegue ver o exame sem precisar ser revelado, podendo assim, tomar decisões rápidas sobre procedimentos a serem adotados durante a cirurgia.

- Uma coisa que impressionou a nossa equipe lá foi que o sistema é tão integrado de maneira multidisciplinar, que os funcionários atuam quase que num balé orquestrado. Há casos de ter cinco pessoas numa sala de 9m2, que trabalham ao mesmo tempo e nem se esbarram - destacou Rogério Casemiro, o médico-chefe do grupo.

O grupo poderá conferir ao vivo um robô responsável pela medicação do paciente. O hospital norte-americano utiliza deste sistema em que o robô vai até a farmácia da unidade, pega o remédio e leva até o leito do paciente. Como o robô não pode medicar o paciente sozinho, ele fica lá aguardando o enfermeiro chegar e confirmar que a medicação foi entregue. Se ele não vier, o próprio robô o chama.

- Há robôs também, utilizados por gestores de determinadas áreas, que filmam as dependências do hospital, mas que podem ser guiados via web, de casa - destaca Casemiro.

Importando conhecimento e exportando um modelo - O Rio de Janeiro recebeu pela primeira vez em outubro de 2011 os integrantes da Câmara Temática da Saúde para a Copa 2014, com objetivo de dar continuidade à elaboração do plano de ação em Assistência e Vigilância em Saúde para o evento esportivo. O grupo é formado por representantes do Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e das cidades e Estados que receberão os jogos. A Câmara decidiu que o modelo das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)¸ criado em 2007 pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, será levado para outras regiões do país, dando suporte nos atendimentos de urgência a emergência durante o grande evento.


FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário