segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Ajuda emergencial da Saúde chega ao Espírito Santo

Ministério da Saúde responde a solicitação do estado e envia ajuda emergencial que pode atender a cerca de 6 mil pessoas durante um mês em municípios capixabas

O Ministério da Saúde envia hoje (9) para o Espírito Santo cerca de 800 quilos de medicamentos e insumos estratégicos usados para prestar os primeiros socorros a vítimas de desastres. Ao todo, serão enviados quatro conjuntos de produtos – o suficiente para atender a 6 mil pessoas em um mês. A medida, uma determinação presidenta da República, Dilma Rousseff, faz parte das ações da Força Nacional do Sistema Único de Saúde.

Os pacotes contêm antibióticos, antiinflamatórios, antiparasitários, analgésicos, antitérmicos, anti-hipertensivos, ataduras, esparadrapos, luvas, máscaras, cateteres e seringas, entre outros materiais. Os medicamentos e insumos servirão para atender a população na fase mais crítica após a enchente.

“A situação das chuvas no estado está sendo constantemente monitorada”, destaca o secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde, Adriano Massuda. Ele informa que não há unidades de saúde destruídas nem houve interrupção do abastecimento de água. Nenhuma morte causada por enchente ou deslizamento foi registrada no Espírito Santo. “A rede de saúde capixaba está devidamente abastecida com vacinas, soros e medicamentos para cuidados secundários à enchente”, informa Massuda. Ele também ressalta que a força estadual de saúde está trabalhando de maneira integrada com a Força Nacional do SUS.

Apoio – Na semana passada, o Ministério da Saúde enviou cerca de quatro toneladas de medicamentos e insumos para o estado do Rio de Janeiro e outras oito toneladas para Minas Gerais, destinados a prestar os primeiros socorros às vítimas das chuvas. “Nossa principal preocupação em se tratando de saúde é oferecer o que for necessário para que a população dos estados afetados pelas enchentes continue contando com os todos os serviços do Sistema Único de Saúde em seus municípios”, frisa Massuda.

Os medicamentos e insumos são disponibilizados pelo MS conforme os critérios da Portaria 74/2009, para atendimento aos municípios atingidos por desastres de origem natural, associados às chuvas, ventos e granizo. Cada pacote é composto por 90 tipos de medicamentos e insumos estratégicos com capacidade para atender até 1,5 mil pessoas desabrigadas e desalojadas por mês.

FONTE: Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário