domingo, 29 de janeiro de 2012

10 Minutos contra a Dengue no Desafio da Paz na Rocinha

A campanha 10 Minutos contra a Dengue esteve presente no Desafio da Paz, corrida de 5km organizada pelo AfroReggae em parceria com o Governo do Estado, que aconteceu hoje, 29 de janeiro, na Rocinha. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) contou com uma tenda ao lado do palco, montado na Via Ápia, onde técnicos da Subsecretaria de Vigilância Sanitária orientaram a população sobre as principais medidas no combate à dengue. Um grupo de bombeiros circulou pela comunidade realizando um trabalho de conscientização nas casas. O evento contou, ainda, com a presença de dois mosquitões da dengue que interagiram com os participantes.

O primeiro Desafio da Paz, realizado em 2011, aconteceu nas ruas do Complexo do Alemão e Vila Cruzeiro para celebrar os seis meses de retomada do território pelo poder público. A corrida recebeu cerca de 1 mil atletas profissionais e amadores – 300 deles moradores da comunidade. Agora foi a vez da Rocinha, retomada pelas forças de segurança recentemente, receber o evento. Eram esperados em torno de 2 mil corredores, dentre eles 500 moradores da região.

A largada foi na Praça Santos Dumont, na Gávea, e a chegada na Via Ápia.
O Desafio da Paz contou com a participação de atletas de elite como Marilson dos Santos, tricampeão da São Silvestre, já classificado para os Jogos de Londres 2012, e Franck Caldeira, campeão da São Silvestre de 2006 e vencedor da primeira edição do evento.

Campanha 10 Minutos Contra a Dengue - A campanha foi lançada pela SES como o tom do alerta para evitar o alarme neste verão, sendo uma importante ferramenta de conscientização para a necessidade de todos se engajarem no combate ao foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O objetivo é estimular a população a investir 10 minutos por semana para eliminar possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos.

Rio Contra a Dengue na internet - O site do programa traz todas as informações sobre a campanha dos 10 Minutos Contra a Dengue como folhetos explicativos, a lista de ações que devem ser feitas semanalmente, tirinhas do personagem Mosquiteiro, espaço para marcar a data em que o morador fez a vistoria em casa e muito mais. O material foi produzido também para que gestores municipais tenham a opção de fazer o download do folheto e distribuir para a população. O endereço do site é http://www.riocontradengue.com.br/. Nas redes sociais, é possível também fazer a sua parte, seguindo o perfil http://www.twitter.com/RioContraDengue.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário