quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

SMSDC Inaugura 37ª Academia Carioca da Saúde em 2011

Ao longo do ano, número de unidades do programa dobrou

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil inaugurou na manhã desta quarta-feira, 28 de dezembro, a 37ª Academia Carioca da Saúde, em Paciência. O centro de treinamento fica nas dependências da Clínica da Família Helande de Mello Gonçalves.

“Já temos mais de oito mil pessoas assistidas em nossas academias, e os resultados são animadores. A redução do índice de massa corporal, de peso e de medicação em hipertensos e diabéticos e o aumento do bem-estar geral dos pacientes são apenas alguns dos resultados que já atingimos em outras regiões da cidade onde instalamos os equipamentos. A população de Paciência passará a contar também com esse serviço, melhorando sua qualidade de vida”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann.

Em dois anos de funcionamento do programa, foi possível reduzir o uso de medicação em 68% dos praticantes (em sua maioria hipertensos e diabéticos), em virtude das atividades. Os dados da SMSDC indicam que o público predominante nas academias é formado por mulheres, mas a participação masculina, que era praticamente nula, cresce sensivelmente e já chega a 20% do total.

Outras quatro academias estão prontas e já com alunos inscritos, e serão inauguradas em breve. Desta forma, a SMSDC dobra o número de unidades com os equipamentos desde o início do ano.

A academia é formada por um conjunto de 10 aparelhos, com módulos triplos, que visam à melhoria da capacidade muscular e aeróbia de seus usuários. O projeto tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos usuários, implementando ações facilitadoras que motivem os pacientes das unidades de saúde a praticarem atividades físicas regularmente. Atende principalmente a grupos com necessidades específicas de saúde, como hipertensos e diabéticos.

A Clínica da Família Helande de Mello Gonçalves fica na Estrada da Paciência - Praça Molendo, s/nº - Paciência.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc/

Nenhum comentário:

Postar um comentário