sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Saúde recebe países vizinhos para debater Copa 2014

Ministério da Saúde se reúne com representantes internacionais para aprimorar e fortalecer estratégias da saúde para o mundial de futebol

Trocar experiências e discutir lições aprendidas e legados adquiridos na área da saúde durante eventos internacionais de massa são alguns dos objetivos do V Encontro da Câmara Temática de Saúde para a Copa 2014, que ocorrerá nos próximos dias 12 e 13 de dezembro, em Brasília. O evento está sendo realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS).

O Brasil (com os Jogos Pan-Americanos, 2007 e V Jogos Mundiais Militares, 2011), a Argentina (sede da Copa América 2011), a Colômbia (Copa do Mundo Sub-20 da FIFA) e o México (com os recentes jogos Pan-Americanos) mostrarão aspectos positivos e pontos críticos enfrentados no planejamento das ações aplicadas antes, durante a após os grandes eventos.

Nos quatro primeiros encontros, as cidades-sede conheceram experiências nacionais, com os Jogos Mundiais Militares, e internacionais, especialmente na Alemanha e África do Sul, de organização em saúde para megaeventos. Em agosto e outubro, os representantes dos estados e municípios apresentaram um diagnóstico sobre a situação da rede de serviços e definiram as estratégias para a assistência e vigilância em saúde nas cidades que receberão os turistas durante o evento.

O secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde e coordenador da Câmara Temática de Saúde, Adriano Massuda, espera que as contribuições internacionais ajudem o Brasil a fortalecer a preparação, a resposta e a cooperação regional durante os jogos. “Este será um encontro importante para que o Ministério da Saúde, as cidades-sede e todos os demais envolvidos no planejamento de ações de saúde conheçam melhor os desafios e oportunidades que a Copa de 2014 pode oferecer”.

Mais do que reforçar os serviços disponíveis, o Ministério da Saúde pretende ampliar as ações de promoção e prevenção de saúde. “É preciso pensar que o principal legado que a Copa do Mundo poderá deixar para o país é o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS)”, acrescenta Massuda.

Por isso, em maio deste ano o Ministério da Saúde criou um Grupo de Trabalho para dar suporte à preparação das ações de saúde para a Copa do Mundo FIFA 2014. O Grupo, coordenado pela Secretaria Executiva, é formado por representantes de diversas secretarias do MS, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Agência Nacional de Saúde Suplementar, Conselho Nacional de Secretários de Saúde e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde.

CÂMARA - Dentro da estrutura montada para propor políticas públicas para a realização do Mundial da FIFA, a Câmara atua em três eixos temáticos: Assistência em Saúde, Vigilância em Saúde e Gestão. A Câmara conta com representantes das 12 cidades-sede e dos seus respectivos estados: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Entre os objetivos da Câmara, estão o de coordenar o planejamento de ações nacionais na área da saúde, estabelecendo diretrizes gerais e metas, ações estratégicas articulando e apoiando essas ações com os municípios-sedes. Haverá também foco ao desenvolvimento de capacidade básica de vigilância sanitária nos pontos de entrada do país, como portos, aeroportos e fronteiras e intensificação de vigilância em estabelecimentos e infraestrutura de interesses sanitários.

V Reunião da Câmara Temática de Saúde para a Copa do Mundo
Data: 12 e 13 de dezembro
Local: Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, Auditório da OPAS/OMS no Brasil – Brasília/DF
Hora: Das 9h às 18h
 
FONTE: Ministério da Saúde
http://www.saude.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário