quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Neurologia da FCM ganha escala para avaliação de doenças musculares

O Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) poderá contar agora com uma escala que avalia pacientes com doenças neuromusculares – dentre elas distrofias, neuropatias e amiotrofias –, denominada “Medida de função motora”. As autoras da escala, a médica Carole Berard e a fisioterapeuta Françoise Girardot, da Universidade Claude Bernard, de Lyon-França, virão à Unicamp conhecer de perto a versão de português, traduzida e validada pela fisioterapeuta Cristina Iwabe, pós-doutoranda da Faculdade, e pela sua orientadora Anamarli Nucci.

Durante a rápida passagem das especialistas pela Universidade, elas ministrarão uma palestra sobre a escala para profissionais da área de saúde no próximo dia 14, às 10 horas, na sala do Departamento de Neurologia. Elas terão dois dias para conhecer, e de certa forma ‘oficializar’, o novo instrumento de avaliação. No dia 19, oferecerão treinamento à equipe da Neurologia para o uso da escala. A ideia é a sua aplicação sobretudo em pesquisas.

O diferencial dessa escala em relação a outras escalas para doenças neuromusculares é que ela analisa a função global do paciente, o que permite fornecer o prognóstico das condutas terapêuticas na área de Neurologia. “Uma vantagem é que ela tanto pode ser usada para adultos quanto para crianças”, expõe Cristina Iwabe, que desde o seu doutorado se interessou pela investigação desse tipo de doença. No Brasil, estima-se que existam cerca de 80 mil pessoas com diagnóstico de doenças neuromusculares, distribuídas nos mais de 30 tipos identificados na literatura médica.
 
FONTE: UNICAMP
http://www.unicamp.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário