terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Hospital Estadual Rocha Faria ganha primeiro Núcleo de Avaliação Fetal da rede pública estadual

Durante a gravidez, uma pergunta constante teima em permanecer no pensamento de todas as mamães: “como está meu bebê?”. Com a evolução da Medicina, hoje é possível, através de diversos exames além da tradicional ultrassonografia, melhor avaliar o feto ainda dentro da barriga da mãe. A partir de amanhã, dia 14 de dezembro, o Hospital Estadual Rocha Faria, em Campo Grande, passa a oferecer alguns desses procedimentos no primeiro Núcleo de Avaliação Fetal (NAF) da rede pública estadual de saúde.

O novo serviço conta com ultrassonografia morfológica fetal, dopplervelocimetria materna e fetal, cardiotocografia basal, perfil biofísico fetal, perfil biofísico do embrião e amnioscopia. Os exames ajudam a detectar precocemente os casos de risco à vida do bebê e, caso seja necessário, intervir de forma segura. A futura mamãe poderá acompanhar tudo através de um monitor e receber as explicações necessárias durante o procedimento. Todos os exames são indolores e não-invasivos.

O NAF vai funcionar dentro da maternidade do hospital, especializada em gravidez de alto risco, e atender, em princípio, pacientes internadas na unidade. Haverá, ainda, 20 atendimentos semanais para pacientes de outros hospitais da rede da Secretaria de Estado de Saúde (SES), agendados previamente na secretaria do NAF. Essas pacientes deverão ter um pedido médico e ser encaminhadas pelas unidades da SES. O atendimento será diário e ininterrupto para as gestantes internadas no hospital e de segunda a sexta, das 8h às 17h, para as demais.
 
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário