segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Centro de pesquisas da Bélgica apresenta no Ipen projeto de reator nuclear avançado

O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), unidade da CNEN em São Paulo, recebeu no dia 7 de dezembro a visita de uma delegação da Bélgica, formada pelo diretor-geral do Centro Belga de Pesquisas Nucleares (SCK-CEN) e outros dois representantes do mesmo centro. A comitiva participou de uma reunião na superintendência do instituto para apresentar o MYRRHA, um dos mais avançados projetos na área nuclear, pelo qual a presidente Dilma Roussef manifestou interesse em uma visita recente ao país europeu. Estiveram presentes o superintendente do Ipen, Nilson Dias Vieira Junior, o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da CNEN, José Augusto Perrotta, e dirigentes e representantes do Centro Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, além de gestores e servidores das áreas técnicas do Ipen.

O MYRRHA (multi-purpose hybrid research reactor for high-tech applications) é um reator acionado por um acelerador de prótons de alta energia, projeto considerado de vanguarda na área nuclear que está sendo desenvolvido no SCK-CEN, localizado em Mol, Bélgica. Resulta de uma cooperação internacional reunindo principalmente os países da Comunidade Europeia, mas que tem participação da Rússia, China e República da Coreia. Testes de materiais para reatores de geração IV e de fusão termonuclear, transmutação de rejeitos radioativos, produção de radioisótopos e estudos sobre reações nucleares são alguns dos aspectos abrangidos pelo projeto.

O diretor-geral do centro de estudos, Eric Van Walle; e o gerente, Olivier Van der Borght realizaram apresentações técnicas. Van der Borght enfatizou a importância do projeto frente aos novos cenários energéticos mundiais, às mudanças climáticas globais e à necessidade de inovação no setor nuclear. “Sabemos que é um projeto ambicioso, mas que traz oportunidades para todo o mundo”, frisou. A estimativa é de que o reator esteja operacional em 2023.

FONTE: CNEN
http://www.cnen.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário