segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Cabo Frio terá vacinação contra meningite no bairro de Jacaré

Monitoramento constante, esse é o papel da Vigilância em Saúde diante dos casos de doenças infectocontagiosas no estado, como a meningite. Por conta da recente morte de um adolescente de 14 anos e os casos da doença em Cabo Frio, a equipe de vigilância da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) esteve na localidade de Jacaré, no município da Região dos Lagos, esta segunda-feira, dia 12 de dezembro, e decidiu dar início à vacinação por bloqueio nos moradores do bairro.

Segundo o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da SES-RJ, Alexandre Otávio Chieppe, não há evidências de surto ou epidemia no Rio de Janeiro.

- Mesmo sem evidência de surto de meningite, resolvemos fazer uma ampla avaliação da situação do município de Cabo Frio frente à doença, demos início à análise de perfil das comunidades afetadas por contato com o menino morto na semana passada, já iniciamos a administração de antibióticos para bloqueio a essas pessoas e solicitamos ao Ministério da Saúde o envio de doses de vacina para a região – destacou Alexandre Chieppe.

Os moradores do bairro de Jacaré, em Cabo Frio, não precisam se preocupar em ir até um posto de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde já garantiu que levará as doses da vacina contra meningite diretamente à população do local. A previsão, de acordo com o Ministério da Saúde, é que as doses cheguem a Cabo Frio nos próximos dias e a vacinação comece até o fim desta semana.

De acordo com o superintendente Alexandre Chieppe os casos de meningite estão ocorrendo de forma isolada no estado do Rio de Janeiro e não há, até o momento, qualquer indicação de vacinação de bloqueio em outras localidades, conforme os protocolos preconizado pelo Ministério da Saúde (MS).

- As ações para evitar o aumento de casos estão sendo realizadas oportunamente. Todos os casos estão sendo notificados pelos municípios e estamos acompanhando todas as ações realizadas por eles, orientando-os quando necessário, ressalta o superintendente.

Entre os dias 1º de janeiro e 9 de dezembro deste ano foram registrados, em todo o estado, 353 casos de meningite meningocócica, com 74 óbitos. Em Cabo Frio, até dia 9 de dezembro, foram 10 casos e 4 mortes, a maioria na localidade do Jacaré, o que justifica a concentração da vacinação no bairro.

Doença - A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. Esta doença é causada, principalmente, por bactérias ou vírus, portanto são diversos os tipos de meningites. Nem todas são contagiosas ou transmissíveis. A meningite meningocócica é causada por uma bactéria, o meningococo e é contagiosa.

Pode ser transmitida pelo doente ou pelo portador através da fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra. Nem todos que adquirem o meningococo ficam doentes, pois o organismo se defende com os anticorpos que cria através do contato com essas mesmas bactérias, adquirindo portanto, resistência à doença. As crianças de 6 meses a 1 ano são as mais vulneráveis ao meningococo porque geralmente ainda não desenvolveram anticorpos para combatê-la. É uma doença grave e devemos estar alertas para os sinais e sintomas porque, se diagnosticada e tratada logo, pode ser curada sem deixar seqüelas para o doente.

Sinais e sintomas - febre alta; dor de cabeça forte; vômitos (nem sempre, inicialmente); rigidez no pescoço (dificuldade em movimentar a cabeça); manchas vinhosas na pele; estado de desânimo, moleza. Nos bebês pode-se também observar moleira tensa ou elevada; gemido quando tocado; inquietação com choro agudo; rigidez corporal com movimentos involuntários, ou corpo "mole", largado.

Prevenção e vacinas - A vacina contra Meningococo C está atualmente disponível na rede pública para crianças com menos de 1 ano (doses aos 3, 5 e 15 meses), pois faz parte do Calendário Básico de Vacinação da Criança, do MS. A vacina contra o Haemophilus influenzae tipo B também protege contra a meningite e faz parte do calendário. Outras formas de prevenção incluem: evitar aglomerações, manter os ambientes ventilados e a higiene ambiental.
 
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário